Questões da Prova PUC-MINAS - 2014 - PUC-MINAS - Vestibular

Foram encontradas 6 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2014 Banca: PUC-MINAS Órgão: PUC-MINAS Prova: PUC-MINAS - 2014 - PUC-MINAS - Vestibular |
Q467537 Geografia
A origem do processo de urbanização e metropolização possui forte associação com o avanço da industrialização e a necessidade de concentração da força de trabalho operária. Por outro lado, os processos de modernização capitalista das relações de produção no campo, a concentração fundiária ou mesmo a decadência de áreas de agricultura tradicional contribuíram para reforçar a tendência à formação de grandes cidades, em todo o mundo.

No entanto, no período atual, a atividade industrial apresenta uma forte tendência de descentralização, buscando áreas que possam viabilizar novos padrões de acumulação do capital, em especial em cidades de pequeno e médio porte. Como consequência, as grandes metrópoles têm procurado novas formas de garantir sua sustentabilidade econômica e influência política, a partir do estímulo a novas funções e atividades geradoras de riqueza, de acumulação de capital e de criação de postos de trabalho.

São estratégias que podem ser associadas a esse novo padrão de urbanização / metropolização, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-MINAS Órgão: PUC-MINAS Prova: PUC-MINAS - 2014 - PUC-MINAS - Vestibular |
Q467536 Geografia
No dia 12 de dezembro de 1897, foi inaugurada a nova capital de Minas Gerais, inicialmente denominada Cidade de Minas. A nova cidade teve seu nome alterado em 1901, quando passa a ser definitivamente chamada de Belo Horizonte. A nova capital foi concebida pelo engenheiro Aarão Reis. Inspirou-se em planos urbanísticos de outras cidades do mundo e procurou incorporar elementos que simbolizassem os novos ares da modernidade, que se expressavam em nossa sociedade em especial a partir da instauração da República.

A imagem a seguir representa o traçado urbano planejado para a nova capital, que na sua essência buscava negar nosso passado colonial e escravista.

imagem-003.jpg

São elementos próprios do planejamento urbano inicial da nova capital, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-MINAS Órgão: PUC-MINAS Prova: PUC-MINAS - 2014 - PUC-MINAS - Vestibular |
Q467535 Geografia
Ao longo da maior parte do século XX, a economia e a produção industrial estruturaram-se a partir da aplicação do paradigma fordista-taylorista de produção. Esse modelo se fundamentou, basicamente, na divisão técnica do trabalho, na utilização intensiva do trabalho repetitivo, semiqualificado e especializado e, sobretudo, na produção em série. O meio geográfico típico do fordismo-taylorismo se caracterizava normalmente por grandes concentrações industriais (cidades industriais), estruturadas em torno de ferrovias, rodovias ou portos.

A revolução tecnocientífica que avançou nas décadas finais do século passado apontava para o esgotamento do modelo do fordismo-taylorismo. O conceito de produção em série foi sendo substituído pelo de “produção flexível”, com a diversificação de mercadorias, agora adaptadas a nichos de mercado com exigências específicas. O trabalhador especializado foi sendo substituído pelo trabalhador polivalente e qualificado. Os investimentos em alta tecnologia e nos processos de automação se tornaram fundamentais na estruturação e criação dos novos espaços produtivos. O meio geográfico, chamado agora de meio técnico-científico e informacional, foi sendo amplamente reestruturado, inspirado em novos paradigmas.

As características a seguir relacionam-se à estruturação desse meio técnico-científico e informacional, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-MINAS Órgão: PUC-MINAS Prova: PUC-MINAS - 2014 - PUC-MINAS - Vestibular |
Q467534 Geografia
Em contraposição ao modelo intervencionista e regulador dos Estados Nacionais, sobretudo após o período pós- crise de 1929/1930 e a Segunda Guerra Mundial, a crise econômica que se esboçou ao final dos anos 70 e durante os anos 80 do século passado levou à formulação de um novo consenso em torno do papel do Estado e do formato das economias mundiais. O “neoliberalismo”, como foi chamado o novo modelo de gestão das sociedades, se ampara no chamado “Consenso de Washington”, que prega uma série de reformas estruturais nas economias de todo o mundo. Essas reformas deveriam seguir as seguintes diretrizes abaixo, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-MINAS Órgão: PUC-MINAS Prova: PUC-MINAS - 2014 - PUC-MINAS - Vestibular |
Q467533 Geografia
O uso da energia eólica é de extrema importância para o Brasil, pois se trata de uma fonte renovável e limpa. O mapa localiza as principais usinas eólicas em atividade no Brasil.

imagem-002.jpg

Baseado no seu conhecimento sobre a produção de energia eólica no Brasil e nas informações contidas no mapa, assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: C