Questões da Prova UDESC - 2011 - UDESC - Vestibular - Prova 1

Foram encontradas 10 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2011 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2011 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q230506 História
Alguns dos historiadores brasileiros identificam uma parte de nossa República como Estado Getulista. Acordando para o período compreendido entre 1930 e 1945, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.

( ) Getúlio chegou ao poder em 1930, sendo presidente em um governo provisório; foi eleito pelo voto indireto e depois governou por um período de quinze anos.
( ) Embora as iniciativas do governo varguista para a educação fossem de inspiração autoritária, em seu primeiro governo foi criado o Ministério da Educação.
( ) Durante o Estado Novo a relação com o Congresso Nacional foi bem articulada: Plínio Salgado, líder integralista, foi nomeado Ministro da Educação; e o integralismo, considerado base de apoio da ideologia varguista.
( ) O regime de 1937 se preocupou exclusivamente com os trabalhadores e foi incentivada então a formação de uma opinião pública de classe média.
( ) No segundo mandato, Getúlio Vargas fez uma declaração pública concordando com sua saída e, em vez de exílio, retirou-se para São Borja (RS), sua cidade natal.

Assinale a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2011 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q230505 História
Sobre o ordenamento político e social do Brasil a partir de 1994, à época da implantação do Plano Real e da moeda vigente no país, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2011 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q230504 História
Desde o início de 2011, houve um acirramento de forças e um considerável aumento de protestos nos países árabes, começando pelo Magreb (Tunísia, Marrocos e Argélia), passando pela Península Arábica e chegando à Síria.

Leia as proposições abaixo.
I. Israel foi responsável pela saída do poder do ditador na Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, que estava há 23 anos no governo.
II. Kadafi conseguiu formar um grupo de rebeldes e, em resposta aos protestos no Mundo Árabe, criou a República Democrática da Líbia.
III. Muitos dos países árabes, onde ocorreram os protestos, eram chefiados por governantes com ações ditatoriais e imersos em corrupção e descaso com suas populações.
IV. Houve protestos e quedas do poder porque, apesar da postura antinorte-americana e israelita, não foram articuladas reformas econômicas e mecanismos de participação política da população, principais reivindicações encontradas nas ruas dos países citados.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2011 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q230503 História
Sobre a Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2011 - UDESC - Vestibular - Prova 1 |
Q230502 História
Mesmo que vitoriosas na Primeira Guerra Mundial, as chamadas democracias liberais não puderam evitar a crise generalizada diante da desorganização econômica europeia, das ameaças dos comunistas motivados pela revolução russa de 1917 e da insatisfação de alguns países, a exemplo da Alemanha, com o que foi resolvido nos acordos de paz. Assim, no período conhecido por entre- guerras pode-se observar a emergência de fenômenos como o totalitarismo.

Sobre o período citado e o totalitarismo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) Nesse período o fascismo italiano e o nazismo alemão foram apoiados por grande parte da população desses países.
( ) Na Itália, o Duce, Mussolini, implantou regime de exceção, dissolveu partidos políticos, fechou jornais e criou um Estado interventor e autoritário.
( ) Hitler, na Alemanha, teve uma ação mais discreta, evitando a propaganda e investindo fortemente na política de boa vizinhança, seguida pelos norte-americanos na década de 40.
( ) Em Portugal, Salazar, na condição de chefe de governo ainda em 1932, não mediu esforços para evitar que o totalitarismo e a ditadura chegassem a Portugal.
( ) Semelhante ao fascismo italiano, na Espanha foram criadas corporações de trabalho e partido único em 1924.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: E