Questões da Prova UERJ - 2009 - UERJ - Vestibular - Segundo Exame

Foram encontradas 2 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2009 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2009 - UERJ - Vestibular - Segundo Exame |
Q366281 Biologia
Alguns vírus, como o da poliomielite, contêm RNA de fita simples (+), que podem funcionar diretamente como mensageiros na célula infectada. Esses RNA possuem uma sequência nucleotídica necessária para que o códon de iniciação da síntese proteica seja identificado, como mostra o esquema a seguir:

imagem-014.jpg

Considere, para um RNAm desse tipo, que sintetiza um peptídeo viral, as seguintes informações:

• se a base nitrogenada adenina do códon de iniciação é a de número 1, a base uracila do códon de terminação será a de número 133, seguindo-se o sentido da tradução;

• o códon UGG aparece duas vezes na porção desse RNA que codifica o peptídeo. Observe, na tabela abaixo, a identificação de alguns códons:

imagem-015.jpg
O aminoácido metionina, introduzido no peptídeo pelo códon iniciador, é imediatamente removido após o término da tradução. A percentagem de triptofano na composição da molécula desse peptídio é de:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2009 - UERJ - Vestibular - Segundo Exame |
Q366277 Biologia
A velocidade de uma reação enzimática corresponde à razão entre quantidade de produto formado e tempo decorrido. Essa velocidade depende, entre outros fatores, da temperatura de incubação da enzima. Acima de uma determinada temperatura, porém, a enzima sofre desnaturação.

Considere um experimento no qual foi medida a velocidade máxima de uma reação enzimática em duas diferentes temperaturas. Observe a tabela:

imagem-012.jpg
Para cada temperatura calculou-se a taxa de desnaturação da enzima, definida como a queda da Vmax da reação por minuto de incubação. Se D1 é a taxa de desnaturação da enzima a 45 oC e D2 a taxa de desnaturação a 50 oC, a razão D1/D2 é
Alternativas
Respostas
1: D
2: A