O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 10 questões

Q535755 Química

O processo de dissolução do sulfato de sódio em água é exotérmico, conforme a equação:


Na2SO4 (s) 2 Na+(aq) + SO42–(aq) + calor.


À medida que se resfria o sistema, é possível observar um deslocamento do equilíbrio em um certo sentido. Pode-se promover deslocamento no mesmo sentido com

Q535754 Química

O isoctano líquido (C8H18) e o gás hidrogênio são importantes combustíveis. O primeiro está presente na gasolina; o segundo, na propulsão de foguetes.


As entalpias aproximadas de formação do gás carbônico, do vapor de água e do isoctano líquido (C8H18) são, respectivamente, –393, –242 e –259 kJ/mol.


A partir desses dados, o calor liberado na combustão de 1 kg de hidrogênio gasoso é, aproximadamente, ________ vezes maior do que o calor liberado na combustão de 1 kg de isoctano líquido.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q535753 Química

Segundo a SABESP, apenas um litro de restos de óleo vegetal originado da fritura de alimentos, ao ser jogado na pia, é capaz de poluir cerca de 20.000 litros de água dos rios. Isso gera a formação de filme flutuante, dificultando a troca gasosa e a oxigenação e, por conseguinte, impedindo a respiração e a fotossíntese.


Por outro lado, a reação entre óleo de fritura e álcool pode gerar o biodiesel, que, adicionado ao diesel de petróleo, diminui o impacto ambiental desse combustível. Além disso, como subproduto, ocorre a formação de glicerina, que pode ser usada na produção de resinas alquídicas, aplicadas na fabricação de vernizes, tintas e colas.


Pela análise dessas informações, é correto afirmar que

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q535752 Química
Considere a reação química, fortemente exotérmica, entre um mol de um metal alcalino do 4º período da tabela periódica e 18 g do halogênio do 3º período. Essa reação
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q535751 Química

Na notícia “Nova Iorque planeja liderança em reciclagem”, do site da Science American Brasil, há importantes referências ao sofisticado sistema de separação dos materiais presentes no lixo dessa cidade.


“A primeira coisa que a usina do Brooklyn fará é rasgar e remover as sacolas plásticas que tantos nova-iorquinos usam para empacotar seus recicláveis. O vidro será moído, separado e transportado pelo Porto de Nova York até Nova Jersey, onde ele passará por uma nova máquina de raios-x para ser novamente separado; contaminantes como boro e vidro com chumbo também serão removidos. De volta ao Brooklyn, outros recicláveis passam por uma correia transportadora enquanto ímãs extraem metais ferrosos.


O plástico e o alumínio restantes são passados por correntes de Foucault, que extraem o alumínio.”


TWEED, Katherine. Nova Iorque planeja liderança em reciclagem. Scientifi c American Brasil.

(http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/nova_iorque_ planeja_lideranca_em_reciclagem.html).


Sobre os materiais citados no texto, é correto afirmar que

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: X
2: C
3: B
4: B
5: E