Questões da Prova PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537067 Português
Sobre o livro Muitas vozes, lançado em 1999 por Ferreira Gullar, é VERDADEIRO afirmar:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537062 Português
Salão Paranaense recebe inscrições até sábado.

Artistas brasileiros ou estrangeiros que residem legalmente no Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos, podem se inscrever até sábado (dia 20) na 65ª edição do Salão Paranaense. Um comitê curatorial, formado por três membros com reconhecida atuação na área de artes visuais, vai selecionar 25 artistas para exporem suas obras durante o Salão, que acontecerá de 12 de novembro deste ano até 29 de março de 2015 no Museu de Arte contemporânea do Paraná (MAC). Cada escolhido receberá um prêmio de participação no valor de R$ 7 mil. Criado em 1944, o Salão Paranaense tem o objetivo de mostrar e fomentar a produção local, além de promover a valorização da arte contemporânea. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.cultura.pr.gov.br. A divulgação dos artistas selecionados será feita a partir do fim do mês.
(Gazeta do povo, Caderno G, p.4, 17/09/14)
Leia a nota jornalística, analise o conteúdo das cinco alternativas e indique o que for VERDADEIRO em relação ao texto.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537059 Português
O texto que segue é uma adaptação do texto “Café da manhã é a refeição mais importante do dia?", publicado no site da revista Galileu, e serve de base para responder à  questão.

Lembra(1) daquele tempo quando o café da manhã era, segundo todos os nutricionistas e estudiosos, além (claro) do senso-comum, a refeição mais importante do dia? É, tipo, até agora há pouco. Essa é a boa notícia que temos pra você, pessoa que por acaso não gosta de comer de manhã: tá tudo bem. Mesmo.

Na última semana, a colunista de nutrição do jornal norte-americano The New York Times, Gretchen Reynolds, falou de dois estudos que contestam essa versão de que o café da manhã seja a refeição mais importante do dia e que seja tão importante pra perda de peso, por exemplo. Um deles, da Universidade do Alabama, recrutou(2) 300 voluntários tentando perder peso, que aleatoriamente foram orientados para pular o café da manhã, tomar sempre café da manhã ou apenas seguir com seus hábitos, seja(3) eles quais fossem. Seis semanas depois, os voluntários voltaram ao laboratório: ninguém perdeu mais de 500 gramas. Comer ou não comer café da manhã não afetou(4) o peso de ninguém.
O outro estudo, da Universidade de Bath, conferiu a taxa metabólica, níveis de colesterol e de açúcar no sangue de 33 participantes e então designou, aleatoriamente, que parte deles comesse(5) ou pulasse a refeição da manhã. Depois de seis semanas, o peso, taxa metabólica em repouso, colesterol e o açúcar no sangue dos voluntários não foram afetados, independente se o café da manhã fizesse parte de seus hábitos ou não. A única diferença: quem comia de manhã parecia se movimentar mais nessa parte do dia.

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com>. Acesso em: 30 de set. 2014.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos recursos linguísticos empregados no texto.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A