Questões da Prova COPESE - UFT - 2010 - UFT - Vestibular - Prova 01
Foram encontradas 8 questões
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I. há uma preocupação, na maioria dos contos, com a exploração de aspectos lúdicos e humorísticos.
II. há uma tendência acentuada para a exploração do humorismo erótico.
III. os tipos de rua representados nos contos são vítimas do abandono social e todos têm a violência como marca de sua personalidade.
IV. alguns desses tipos populares retratados nos contos podem ser encontrados em diversas cidades interioranas ou metrópoles.
V. há uma forte presença de regionalismo na obra representado, principalmente, pela incorporação da linguagem coloquial, característica do povo interiorano.
Assinale a alternativa CORRETA
Dos fragmentos de texto de Memórias de um Sargento de Milícias, acima transcritos, pode-se inferir que:
I. De acordo com o fragmento 1, Chiquinha, a amante de Leonardo-Pataca, era geniosa e não perdia ocasião para fustigar Leonardinho com constantes brigas.
II. De acordo com o fragmento 1, Chiquinha se queixa a Leonardo-Pataca do comportamento de Leonardo, e este toma as dores de Chiquinha e volta-se contra o filho.
III. Nos episódios descritos nos fragmentos 2 e 3 percebe-se um forte teor de ironia e humor na exposição dos fatos, característica marcante do romance de Manuel Antônio de Almeida.
IV. Pela leitura dos fragmentos 1, 2 e 3 depreende-se que não se pode falar em ironia e humor como característica marcante do romance de Manuel Antônio de Almeida.
Assinale a alternativa CORRETA
I. Há uma teoria clássica que dominou a literatura até o século XIX, e outra moderna que começou a manifestar-se a partir do Romantismo.
II. Na teoria clássica consideram-se os três gêneros: épico, lírico e dramático e não se admite mistura de gêneros.
III. Na teoria moderna considera-se que não há limites para as espécies de gêneros, mas reconhecem-se três tipos básicos: narrativo, lírico e dramático.
IV. Na teoria moderna admite-se fusão de gêneros, o que amplia as possibilidades do processo de criação do escritor.
I. Conto João da Rua - "Ele era um pobretão, mas um tipo de rua corajoso, aguerrido e explosivo. Coragem ele tinha de sobra. Muitos dos que o chamavam pra pescar paqueravam a sua esposa, a Dona Laika (com K), que era bonita de verdade, um mulherão!"
II. Conto Maria Madalena - "...ela adorava escancarar a boca e aprontar escândalos pelas ruas de Dueré. E por qualquer coisinha-de-nada derrubava o beiço do mundo com seus malgrados desregramentos."
III. Conto O Zé Preá - "...era um velho de 70 anos de idade, barbudo, quase que ver direitinho um homem da pré-história. Nunca, nunca da era medieval, e da moderna nem se fala. Era um homem rústico, de gestos grosseiros..."
IV. Conto Maria Louca - "Sem dúvida alguma, era uma tipa marcante, de presença cativante e estilo inimitável. O charme maior e característico... pra figurar no mundo encantado dos tipos de rua era sua ignorância, a sua extrema ignorância..."
V. Conto O Fogoiozinho - "era um sujeito sui generis e de um biótipo inapagável! Era alto, fino que só um palito de fósforo...cabelos lisos e longos, e estavam sempre a cair na testa, e ele a retirá-los com aquele gesto teatral..."
Leia as descrições acima, e marque a correta relação entre o título do conto e a personagem descrita.
Leia as afirmações abaixo:
I. O poema de Drummond brinca com os signos flor e mulher, ambos com forte carga significativa, construindo uma imagem símbolo de beleza e sensualidade feminina, em que se observa a intertextualidade com a obra "Mulheres, flores e araras" de Di Cavalcanti.
II. O poeta Drummond, trabalhando com sua matéria- prima que é a palavra e dialogando com temas explorados por Di Cavalcanti, reflete sobre a criação e o ofício criador desse artista modernista que retrata em linhas, formas e cores a sensualidade brasileira.
III. Carlos Drummond de Andrade manteve diálogos com as artes plásticas ao longo de sua carreira literária, especialmente com os modernistas brasileiros como Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, que abordaram na pintura temas relativos ao povo e seu cotidiano, com cunho político e social.
IV. Os primeiros modernistas já haviam rompido com os códigos acadêmicos e incorporado à nossa lírica as formas livres. No entanto, neste poema, percebe-se uma retomada das características clássicas como rigor formal e a preferência pelo soneto.
Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que: