Questões de Vestibular Sobre geografia cultural em geografia

Foram encontradas 55 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2092766 Geografia
O avanço da globalização, desde o final dos anos de 1980, modificou as relações políticas, econômicas e culturais dos diversos países do globo, ainda que em escalas distintas. Ao mesmo tempo, promoveu reações de grupos transnacionais contrários às consequências provocadas pelas suas rápidas transformações. Dentre os críticos à globalização, está o evento do Fórum Social Mundial, promovido por entidades não-governamentais e movimentos sociais, cuja primeira edição ocorreu em 2001, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
64_.png (253×183)

http://laps.ensp.fiocruz.br/linha-do-tempo/84
Sobre o Fórum Social Mundial, afirma-se que
I. é crítico ao consumismo, à desregulamentação da economia pelo Estado e às medidas de austeridade impostas dentro da lógica neoliberal. II. propõe o desenvolvimento econômico sustentável, a valorização das minorias e a construção de uma sociedade mais equitativa na distribuição dos recursos disponíveis. III. nasce em oposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos, propondo um modelo econômico que associe políticas neoliberais a políticas de proteção social. IV. propõe o modelo de gestão através do Estado-mínimo, apresentando-se como um evento de partidos e governos de esquerda que defendem o controle político do Estado pelos partidos de esquerda tanto na Europa quanto na América Latina.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2092765 Geografia
A cultura da juventude é um dos fenômenos mais interessantes dos últimos quarenta anos do século XX. A juventude passou a ser associada a duas ideias centrais da modernidade: primeiro, à ideia de que representava a novidade; segundo, à ideia de que a novidade era melhor do que aquilo que até então havia sido experimentado. A partir do final dos anos de 1960, é formada toda uma cultura jovem urbana, que compartilhava valores, formas de se vestir, práticas de lazer e gostos. Esse fenômeno está diretamente associado à expansão da indústria cultural de massas, com a hegemonia esmagadora do American Way of Life e o poderio econômico, político e cultural dos EUA no pós-guerra. São exemplos dessa nova cultura jovem nas sociedades urbanas Ocidentais da década de 1960:
Alternativas
Q2092764 Geografia
A separação do mundo em dois espaços geográficos bem definidos e radicalmente distintos, o Ocidente e o Oriente, foi uma ação também realizada por intelectuais e cientistas europeus, especialmente, durante o processo de colonização dos povos africanos e asiáticos no século XIX. A partir de então, construiu-se, segundo Edward Said, um imperialismo que não é exclusivamente econômico e político, mas também cultural. Para a estética cultural imperialista, afirma-se que
I. intelectuais e cientistas europeus definem o Oriente a partir do olhar da cultura ocidental. II. o conhecimento científico do século XIX considera a pluralidade dos saberes e povos, incluindo as tradições não-escritas. III. o Ocidente e o Oriente são considerados como blocos antagônicos e homogêneos. IV. a neutralidade do conhecimento científico é defendida, embora esse pensamento esteja alicerçado na crença da superioridade europeia sobre os demais povos.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 1º Dia |
Q2082129 Geografia
Compare as informações dos textos I e II, para responder à questão.
TEXTO I
Entre analistas ouvidos, a avaliação é de que os programas do governo para manutenção da renda e do emprego devido à crise sanitária provocada pela COVID 19, doença causada pela nova severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS - CoV-2) tiveram impacto positivo na economia. Com especial destaque para o auxílio emergencial, tais medidas foram decisivas ao sustentarem a demanda dos consumidores, garantindo a recuperação parcial dos segmentos da indústria, do comércio e dos serviços. Esse último é o que inspira maior preocupação, sobretudo pela participação de 75,8% no PIB brasileiro. Entre março e junho de 2020, o setor acumulou queda de 14,5% no volume de receitas, segundo o IBGE. O resultado de junho, uma alta de 5% na comparação com maio, representa o primeiro crescimento após quatro retrações mensais consecutivas. Em fevereiro de 2020, mesmo fora da pandemia, houve recuo de 1%. 
Carta Capital, 2020.
Para além das mudanças de renda, a PNAD Covid de julho de 2020 afere alguns comportamentos em relação à pandemia nos diferentes estratos econômicos e sociais no Brasil, conforme texto II. 
TEXTO II
População com renda domiciliar per capita por classes agregadas de salário-mínimo até julho de 2020.
20_.png (483×279)  FGV Social, 2020.
https://cps.fgv.br/destaques/fgv-social-lanca-o-estudo-qual-foi-o-impacto-imediato-da-pandemia-do-covid-sobre-classes; https://www.cartacapital.com.br/economia/auxilio-emergencial-reduz-impacto-da-pandemia-na-economia/
Comparando a população com renda domiciliar per capita entre 2012, 2019 e 2020, de acordo com o texto II, o impacto do auxílio emergencial no Brasil causou
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 1º Dia |
Q2082127 Geografia
As rotas do narcotráfico organizaram-se, essencialmente, em torno de eixos centro-americanos e caribenhos, buscando os vastos mercados norte-americano e europeu. Leia os textos a seguir para responder à questão.
TEXTO I
Nos anos 70, a queda dos preços internacionais dos bens agrícolas tropicais estimulou a substituição dos cultivos tradicionais pela implantação de coca e de maconha. O Peru, a Bolívia, a Colômbia e o México tornaram-se grandes produtores de entorpecentes. O narcotráfico é uma importante fonte de renda e de trabalho para parte das populações desses países. Em Medellín e Cali, foram criados grandes cartéis de produção e refino de cocaína. Nos anos 80, estabeleceu-se uma aliança entre os narcotraficantes e os guerrilheiros de esquerda do Sendero Luminoso (peruano) e o M-19 (colombiano). Mais do que nunca ficava evidente a fraqueza dos governos latino-americanos, o que estimulou os EUA a enviar assessores militares para o subcontinente. EducaBrasil, 2020.

TEXTO II
18.png (281×336)  https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/conflitos_e_crises_atuais/aulas/narcotrafico_na_america_latina
De acordo com os textos I e II, uma das causas da expansão do narcotráfico está relacionada à (às)
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: E
5: C