Questões da Prova COMPERVE - 2018 - SESAP-RN - Fisioterapeuta

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q945792 Fisioterapia
Paciente F.M.C., de 76 anos, foi submetida a procedimento cirúrgico de artroplastia total de quadril direito, devido à osteoartrose avançada na articulação. No pós-operatório imediato, a orientação sobre os movimentos que podem ser realizados é importante para o sucesso do procedimento. Diante disso, essa paciente pode ser orientada pelo fisioterapeuta a realizar
Alternativas
Q945791 Fisioterapia
A ventilação espontânea é substituída parcial ou totalmente pela ventilação mecânica (VM) com os objetivos fisiológicos de melhorar trocas gasosas e diminuir o trabalho respiratório. Na ventilação mecânica,
Alternativas
Q945790 Fisioterapia

Considera-se o processo de desmame como a interrupção da ventilação mecânica (VM) em que os protocolos têm sido utilizados cada vez mais, de forma segura e efetiva, contribuindo para diminuição do tempo em VM. Analise as afirmações a seguir relativas a esse processo.


I No teste de respiração espontânea (TRE), o paciente deve ser colocado em Tubo T ou em PSV de 10-15cm H2O, durante 30-120 minutos, devendo ser monitorizados os sinais clínicos de insucesso.

II Para que haja sucesso na extubação, o paciente tem a prótese endolaríngea retirada (extubação) após passar no TRE e não ser reintubado nas próximas 12 horas.

III São considerados critérios para o desmame da VM: causa da falência respiratória resolvida ou controlada, PaO2 ≥ 60 mmHg com FIO2 ≤ 0,4 e PEEP ≤ 5 a 8 cmH2O e equilíbrio ácido-básico e eletrolítico normais.

IV No momento da extubação, deve-se avaliar a proteção das vias aéreas por meio do nível de consciência (escala de coma de Glasgow acima de 8), a eficácia da tosse (pico de fluxo maior que 60 lpm) e a quantidade de secreção (sem necessidade de aspiração a cada 1 ou 2hs).


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q945789 Fisioterapia
A fibromialgia é uma doença crônica e sistêmica que cursa com dor difusa, fadiga, sono não reparador, sintomas cognitivos, além de outros sintomas. No que diz respeito à abordagem fisioterapêutica para os pacientes acometidos por essa patologia,
Alternativas
Q945788 Fisioterapia

A insuficiência cardíaca (IC) tem constituído um problema de saúde com destaque para população idosa. A patologia primária da IC resulta das anormalidades na função cardiovascular, das alterações no fluxo sanguíneo periférico, do metabolismo e da morfologia muscular esquelética (na sua força e resistência), que contribuem, em grande parte, para a sintomatologia (fluxo periférico). Leia as afirmações a seguir sobre a IC.


I O treinamento físico induz a uma série de adaptações nos músculos esqueléticos, que inclui aumento da massa muscular, diminuição do conteúdo de mitocôndrias, incremento da atividade das enzimas oxidativas, menor extração de oxigênio do sangue e remodelamento na distribuição do tipo de fibras.

II O exercício afeta beneficamente alguns marcadores inflamatórios, melhorando a tolerância à atividade física. Dessa forma, produz-se uma liberação de fatores de relaxamento derivados do endotélio, cujo principal representante é o óxido nítrico, permitindo maior vasodilatação.

III Os pacientes com insuficiência cardíaca também apresentam múltiplas alterações na função respiratória, que podem ocorrer como resultado da força muscular aumentada, sendo esta secundária ao aumento do metabolismo, o que causa aumento no trabalho ventilatório, tanto em repouso quanto durante o exercício.

IV Estudos sistemáticos indicam que o exercício regular em pacientes com insuficiência cardíaca é seguro e se associa a um aumento de 16% do consumo de oxigênio pico. Em relação aos mecanismos hemodinâmicos centrais, os pacientes que ingressam na RCV apresentam incremento no débito cardíaco pico e frequência cardíaca máxima.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: C