Questões da Prova FCC - 2017 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Informática Desenvolvimento

Foram encontradas 60 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q856098 Governança de TI

Na rotina de trabalho do Tribunal, a equipe de TI que atua no processo de Gerenciamento de Mudanças, com base na ITIL v3 edição 2011, realiza mudanças como:

I. Liberação de uma nova versão de um aplicativo do Tribunal; migração de um aplicativo para outro servidor.

II. Recuperação de senha; fornecimento de um PC para um novo funcionário; alteração de local de uma impressora.

III. Alteração nos tempos de resposta a chamados.

IV. Alteração da biometria após ocorrência de um incidente grave no datacenter; implementação de um patch de segurança.

As mudanças I, II, III e IV são categorizadas, correta e respectivamente, como

Alternativas
Q856097 Governança de TI
Considere que o sistema de consulta processual de um Tribunal parou de funcionar em um dia repleto de audiências. A equipe de TI identificou que o HD do servidor de Banco de Dados − BD havia queimado. Para reparar a situação, o Sistema Operacional − SO e o BD foram reinstalados em outro HD, mas os dados do BD tiveram que ser restaurados do backup. A equipe de TI demorou 2 horas para reinstalar o SO, o BD e iniciar a restauração. A restauração do backup demorou 1 hora. Considerando que o Tribunal adote as melhores práticas da ITIL v3 edição 2011, o processo Gerenciamento da Disponibilidade, no aspecto maintainability, mede o Tempo Médio Para Reparo − TMPR e o Tempo Médio para Restaurar Serviço − TMRS, que foram, correta e respectivamente, de
Alternativas
Q856096 Governança de TI

O portfólio de serviço, de acordo com a ITIL v3 edição 2011, é usado para gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo 3 categorias:

I. Contém todos os serviços que a TI oferece aos seus clientes e serviços que já foram liberados e vão entrar em operação. O cliente pode ver detalhes de todos os serviços de TI entregues. Inclui relacionamentos com as unidades de negócio e processos de negócio que são baseados nestes serviços.

II. Reúne os serviços que já estiveram em operação, mas foram aposentados. Devem ser mantidos seus documentos em caso de ser necessário reativá-los.

III. Contém todos os serviços futuros, os que estão propostos ou em desenvolvimento, mas que ainda não estão disponíveis aos clientes. Todas as demandas são nele armazenadas, mas somente algumas vão se transformar em um serviço.

As categorias I, II e III correspondem, correta e respectivamente, a

Alternativas
Q856095 Engenharia de Software

O método Use Case Points foi criado para que seja possível estimar o tamanho de um sistema na fase de levantamento de Casos de Uso e é composto por vários passos. Considere os dados abaixo, de um hipotético conjunto de casos de uso de um sistema sendo desenvolvido no Tribunal. 

1. Cálculo do Unadjusted Actor Weight − UAW

Há 3 tipos de ator: 

− Simples (peso 1): outro sistema acessado através de uma API de programação

− Médio (peso 2): outro sistema acessado interagindo através da rede 

− Complexo (peso 3): um usuário interagindo através de uma interface gráfica 

2. Cálculo do Unadjusted Use Case Weight − UUCW 

Os casos de uso são divididos em 3 níveis de complexidade:

− Simples (peso 5): Tem até 3 transações, incluindo os passos alternativos, e envolve menos de 5 entidades 

− Médio (peso 10): Tem de 4 a 7 transações, incluindo os passos alternativos, e envolve de 5 a 10 entidades

− Complexo (peso 15): Tem acima de 7 transações, incluindo os passos alternativos, e envolve pelo menos de 10 entidades. 


Considerando que há 1 ator do tipo 1, 3 atores do tipo 2, 4 atores do tipo 3, 7 casos de uso simples, 13 casos de uso médio e 3 casos de uso complexos, o cálculo do UUCP (Unadjusted Use Case Points UUCP = UAW + UUCW) resulta em 


Alternativas
Q856094 Governança de TI
O guia ABPMP-CBOK divide o Business Process Modeling − BPM em 9 Áreas de Conhecimento que refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização que vise à implantação do BPM. Uma das áreas envolve a criação de novos processos de negócio e a especificação de como funcionarão, serão medidos, controlados e gerenciados dentro do contexto das metas de negócio e dos objetivos de desempenho dos processos. A área envolve a criação do modelo futuro de processos de negócio (to be), fornecendo planos e diretrizes sobre como fluxos de negócios, aplicações de negócio, plataformas de tecnologia, recursos de dados, controles financeiros e operacionais interagem com outros processos internos e externos. Esta área é denominada
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: D
5: A