Questões da Prova COPEVE-UFAL - 2016 - UFAL - Médico Veterinário - Grandes Animais

Foram encontradas 60 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q835499 Veterinária

Ética Profissional é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; deontologia.

(Dicionário Michaelis)


Dada as afirmativas quanto ao Código de ética do médico veterinário,


I. É vedado ao médico veterinário aceitar emprego deixado por colega que tenha sido exonerado por defender a ética profissional.

II. Ao médico veterinário não é permitida a prestação de serviços gratuitos ou por preços abaixo dos usualmente praticados, exceto em caso de pesquisa, ensino ou de utilidade pública.

III. É permitido ao médico veterinário que assuma RT exercê-la nos estabelecimentos de qualquer espécie, sujeitos à fiscalização e/ou inspeção de órgão público oficial, no qual exerça cargo, emprego ou função, com atribuições de fiscalização e/ou inspeção.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Q835498 Veterinária
Os equinos apresentam o anisognatismo, hipsodontia e elodontia como particularidades de cabeça e dentição, que diferenciam o tratamento dentário na espécie. As pontas dentárias nos dentes pré-molares e molares são uma das principais alterações orais e podem causar lacerações na língua e bochechas. Para diminuir tais transtornos, realiza-se o desgaste dentário de quais faces dentárias?
Alternativas
Q835497 Veterinária

Dadas as afirmativas sobre a cunha de Lungwitz como ferramenta para diagnóstico de claudicação em equinos,


I. Pode ser confeccionada com uma peça longitudinal ou rampa de madeira com ângulo de 90º.

II. Utiliza-se a cunha para aumentar a tensão sobre o Tendão Flexor Digital Superficial.

III. É utilizada para aumentar a pressão sobre os talões do casco e bursa troclear, auxiliando nos diagnósticos nessa região.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q835496 Veterinária
Qual das etiopatogenias da síndrome cólica equina apresenta tratamento clínico, podendo evoluir ao cirúrgico?
Alternativas
Q835495 Veterinária

De acordo com Challis el al. (2000), o parto é um evento que ocorre como resultado do término do desenvolvimento fetal com a necessidade de sua expulsão e das membranas que revestem o ambiente uterino. Dadas as afirmativas quanto à gestação e ao parto em animais de produção,


I. A prostaglandina F 2 alfa (PGF) é sintetizada na mucosa uterina pela via lipoxigenase e sua função principal é a regressão morfológica e funcional do corpo lúteo.

II. O início do parto em bovinos está relacionado à ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal do feto. Há uma elevação do cortisol fetal levando à ativação da enzima 17α hidroxilase que converte a progesterona em estrógeno. A RP está associada à ocorrência de doenças infecciosas, metabólicas, alérgicas, nutricional e hormonal.

III. Em caso de mumificação ou maceração fetal em bovinos, os glicocorticoides não são recomentados para a indução do parto.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: E