Questões da Prova UFSC - 2016 - UFSC - Administrador

Foram encontradas 40 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2016 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2016 - UFSC - Administrador |
Q696683 Legislação Federal
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase. São sanções disciplinares aplicáveis ao pessoal técnico-administrativo, de acordo com o Regimento da UFSC:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2016 - UFSC - Administrador |
Q696681 Legislação Federal
Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.
I. Planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas instituições federais de ensino.
II. Planejar, organizar e executar atividades de ensino nas instituições federais de ensino.
III. Prover os cargos dos aprovados em concursos atinentes à carreira do magistério.
IV. Autorizar os ocupantes de cargos da carreira do magistério a afastar-se de suas funções para aperfeiçoar-se em instituições nacionais ou estrangeiras.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2016 - UFSC - Administrador |
Q696680 Administração Geral
Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) com relação às teorias sobre a motivação e seus respectivos representantes. ( ) Maslow considera que a motivação tem um sentido progressivo e rejeita a tese de que o ser humano seja propenso ao autodesenvolvimento e ao crescimento pessoal. ( ) Para McClelland, existem três tipos de necessidades, que não são hierárquicas, se interrelacionam e variam em intensidade: a necessidade de realização, a de poder e a de afiliação. ( ) Herzberg afirma, na teoria da expectância, que as pessoas decidem sobre suas ações de modo instrumental e que as escolhas são resultantes da instrumentalidade e da expectância. ( ) McGregor formulou as teorias X e Y. De acordo com a teoria X, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2016 - UFSC - Administrador |
Q696679 Direito Administrativo
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o disposto na Lei 9.784/99. I. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha interesse direto ou indireto na matéria. II. A autoridade ou o servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar. III. É permitido ao servidor participar em processo administrativo no qual esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou com o respectivo cônjuge ou companheiro. IV. A omissão do dever de comunicar o impedimento não constitui falta, para efeitos disciplinares. V. A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e deve revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2016 - UFSC - Administrador |
Q696678 Direito Administrativo

Relacione os princípios da administração pública listados na coluna 1 às definições apresentadas na coluna 2.

Coluna 1 

I. Autotutela

II. Segurança jurídica

III. Proporcionalidade

IV. Motivação

V. Razoabilidade 

Coluna 2 

( ) Tem especial aplicação quando se trata do exercício da discricionariedade administrativa, funcionando como um importante critério de limite ao princípio da realidade e para a garantia da legitimidade da ação administrativa.

( ) Enuncia a ideia de que as competências administrativas só podem ser validamente exercidas com extensão e intensidade dimensionáveis ao que realmente seja demandado para o cumprimento da finalidade de interesse público a que estão atreladas.

( ) É necessário em atos vinculados ou discricionários, pois constitui garantia de legalidade, que tanto diz respeito ao interessado como à própria administração pública. 

( ) Por ele, o controle da administração pública se exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconvenientes. Relaciona-se também às medidas de polícia administrativa.

( ) Relaciona-se à boa-fé dos administrados ou à proteção da confiança. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: C