Questões da Prova CCV-UFC - 2015 - UFC - Técnico em Arquivo

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2015 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2015 - UFC - Técnico em Arquivo |
Q673538 Arquivologia
Esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo assim: – o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos e no acesso ao acervo e aos serviços disponíveis; – a elaboração de diretórios de instituições com acervo arquivístico e/ou listas de autoridade; – o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e/ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrimônio cultural nos níveis regional, nacional e internacional; e – a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional ou internacional.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2015 - UFC - Técnico em Arquivo |
Q673537 Arquivologia
De acordo com a Resolução Conarq nº 10/1999, que dispõe sobre a adoção de símbolos ISO nas sinaléticas a serem utilizadas no processo de microfilmagem de documentos arquivísticos, em que situações os símbolos (ISO 9878/1990) abaixo são utilizados respectivamente?
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2015 - UFC - Técnico em Arquivo |
Q673536 Arquivologia
A Revista Veja publicou em fevereiro de 1998 uma avaliação fundamentada em testes realizados pelo National Media Laboratory (NML). O artigo diz que “em apenas cinco anos um CD-ROM padrão deixa de ser confiável. Por causa do desgaste do tempo, alguns dados contidos em CD-ROM´s de 1993 deixaram de ser lidos em computadores comuns. No caso dos CD-ROM´s regraváveis, o resultado foi ainda pior. (..) Tão espantosa quanto a fragilidade da mídia digital é a rapidez com que esta tecnologia se torna obsoleta. Um dos alertas da pesquisa americana é justamente para a quantidade de informações que foram guardadas em disco e que hoje não podem mais ser lidas porque são incompatíveis com os softwares atuais”. De acordo com a Carta para Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital (2005), “a preservação de longo prazo das informações digitais está seriamente ameaçada pela vida curta das mídias, pelo ciclo cada vez mais rápido de obsolescência dos equipamentos de informática, dos softwares e dos formatos. Segundo Durant apud Innarelli e Piconi (2005), um dos fatores que auxiliam no acesso e preservação de documentos digitais é o estabelecimento de formatos, tanto para a captura de documentos por meio de equipamentos de digitalização ou digitais natos. São critérios para a seleção de padrões:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2015 - UFC - Técnico em Arquivo |
Q673535 Arquivologia
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, restauração é o conjunto de procedimentos específicos para recuperação e reforço de documentos deteriorados e danificados. A restauração implica no investimento de materiais e recursos humanos especializados, tornando-se procedimento de alto custo financeiro. Em determinados tipos de documentos, a restauração exige um conhecimento profundo dos materiais, papéis e tintas empregados na sua produção. Vários são os métodos existentes, mas o ideal é aquele que aumenta a resistência do papel ao envelhecimento natural e às agressões externas do meio ambiente, sem que advenha prejuízo quanto à legibilidade e flexibilidade, sem que aumente o volume eu peso. Marque o termo que indica o processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semissintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2015 - UFC - Técnico em Arquivo |
Q673534 Arquivologia
De acordo com Bellotto (1991), na família dos instrumentos de pesquisa, é definido como “relação metódica na qual as entradas dos documentos são dispostas segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou outros, de todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, e sendo descritos de forma sumária ou pormenorizada”:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: B
5: C