Questões da Prova FUNDATEC - 2015 - BRDE - Analista de Projetos-Agronomia

Foram encontradas 82 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q522799 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Dentre as questões mais importantes para o investimento na produção animal, estão os problemas ligados às adequadas condições das construções rurais. Tais construções representam uma parcela significativa do investimento produtivo e, quando não são adequadamente planejadas, podem causar sérios prejuízos ao sistema de produção. Em alguns casos, esse item pode ser responsável pela redução na eficiência produtiva e pelo insucesso do empreendimento. Considerando tais definições, a necessidade de haverem condições relacionadas à zona de conforto térmico para a criação, bem como condições de ventilação e confinamento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação às condições de maximização de conforto térmico dos animais.


( ) A hipotermia em bovinos, caprinos e suínos adultos está na faixa de temperatura ambiente entre 2 e 5ºC, em que os animais perdem calor para o ambiente e são levados à morte.


( ) Para que o desempenho de um animal atinja seu nível ótimo, é necessário respeitar a zona de conforto térmico, a qual corresponde à faixa de temperatura efetiva ambiental em que o animal mantém constante sua temperatura corporal, não havendo sensação de frio ou de calor.


( ) A zona de conforto térmico é a mesma para todos os mamíferos.


( ) Na zona de conforto térmico, os animais não trocam calor com o ambiente.


( ) Na adequação de construções rurais para um maior conforto térmico, a abertura de respiros, lanternins e claraboias, bem como o uso de quebra-ventos e vegetação nos entornos, auxiliam no conforto térmico da construção.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q522798 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Segundo o Manual de Crédito Rural (MCR), a instituição financeira é obrigada a realizar a fiscalização direta de todos os créditos, inclusive de fiscalização direta por amostragem, ressalvados casos expressamente previstos no próprio MCR. A fiscalização direta por amostragem é definida em norma e os seus critérios estão definidos na Resolução 4.174/2012 do Banco Central do Brasil. Segundo as normas do Manual de Crédito Rural, sobre a fiscalização da aplicação correta de recursos de crédito, analise as assertivas abaixo e assinale C, se certas, ou E, se erradas.


( ) A fiscalização direta ou direta por amostragem pode ser realizada por elemento da própria instituição financeira ou por pessoa física ou jurídica especializada, mediante convênio. Qualquer omissão ou negligência na verificação da correta aplicação dos recursos orçamentários sujeitará o infrator às sanções regulamentares.

( ) Em hipótese de constatação de ilícitos penais ou fraudes fiscais, deve a instituição financeira comunicar os fatos ao Banco Central do Brasil, encaminhando os documentos comprobatórios das irregularidades verificadas, com vistas à adoção das providências cabíveis.

( ) É vedada a obrigatoriedade de fiscalização nas situações em que a pessoa física ou jurídica seja contratada diretamente pelo mutuário para lhe prestar assistência técnica em nível de empresa e por empresa da qual o mutuário participe direta ou indiretamente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q522797 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Classifica-se como crédito de investimento rural o financiamento com predominância de verbas para inversões fixas e semifixas em bens e serviços relacionados com a atividade agropecuária, ainda que o orçamento consigne alguns recursos para custeio. Considerando isso, analise as assertivas abaixo sobre os investimentos fixos, passíveis de financiamento pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), segundo o Manual de Crédito Rural (MCR).


I. Aquisição de máquinas e equipamentos de provável duração útil superior a 5 (cinco) anos.

II. Aquisição de animais para criação, recriação, engorda ou serviço.

III. Florestamento, reflorestamento, desmatamento e destoca.

IV. Aquisição de equipamentos empregados na medição de lavouras.

V. Formação ou recuperação de pastagens.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Q522796 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Segundo o Manual de Crédito Rural (MCR), em seu capítulo 1 (Disposições Preliminares), na seção 4 (Beneficiários), é considerado beneficiário do Sistema Nacional de Crédito Rural: a) produtor rural (pessoa física ou jurídica); b) cooperativa de produtores rurais. No entanto, o mesmo manual ressalta a existência de outros beneficiários, pessoa física ou jurídica que, embora não sejam classificados como produtor(es) rural(ais), ainda podem ser beneficiários do crédito rural, desde que se dediquem na execução de algumas atividades vinculadas ao setor. Analise as assertivas abaixo sobre as atividades destacadas pelo MCR:


I. Pesquisa ou produção de mudas, sementes fiscalizadas ou certificadas.


II. Prestação de serviços mecanizados, de natureza agropecuária, em imóveis rurais.


III. Prestação de serviços de construções rurais.


IV. Prestação de serviços de inseminação artificial, em imóveis rurais.


V. Atividade mineradora.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q522795 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nos últimos anos, a gestão no agronegócio tem tido grandes evoluções com a incorporação de Tecnologias de Informação e de Georreferenciamento, ao ponto de tornar-se inconcebível trabalhar, atualmente, com sistemas de Gestão da Informação em grandes áreas sem a existência de uma ferramenta de georreferenciamento associada. Isso tem produzido a necessidade do referenciamento espacial das informações sobre determinada área, para que se faça uma gestão mais apropriada e se tome a decisão mais acertada. Com isso, tem se desenvolvido Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para uma gama enorme de aplicações. Considerando isso, qual das alternativas abaixo corresponde ordenadamente aos passos na construção e utilização de um SIG?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: D
5: B