Questões da Prova FUNDEP - 2014 - IFN-MG - Auditor

Foram encontradas 39 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q388450 Contabilidade Pública
De acordo com a Lei nº 4.320/1964, Art. 101, “(...) os resultados gerais do exercício serão demonstrados no balanço orçamentário, no balanço financeiro, no balanço patrimonial, na demonstração das variações patrimoniais, além de outros quadros demonstrativos”.

Sobre as demonstrações contábeis segundo essa lei, analise as afirmativas a seguir.

I. O balanço orçamentário, definido pela Lei nº 4.320/1964, demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

II. Segundo a Lei nº 4.320/1964, o balanço financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécies provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

III. Segundo a Lei nº 4.320/1964, a demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

IV. O balanço patrimonial demonstrará, segundo a Lei nº 4.320/1964, o ativo financeiro, o ativo permanente, o passivo financeiro, o passivo permanente, o saldo patrimonial e as contas de compensação.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Alternativas
Q388449 Contabilidade Pública
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é a estrutura primária para gerar os demonstrativos contábeis. Essa estrutura contempla a relação de contas contábeis com suas funções, atributos, lançamentos padrões, nomenclatura e explicações gerais de uso.

Com base no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), sobre as diretrizes do PCASP, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q388448 Contabilidade Pública
O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público.

Com base na Resolução CFC nº 1.128/08, e sobre a abrangência da contabilidade aplicada ao setor público, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q388447 Contabilidade Geral
Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. A contabilidade aplicada ao setor público constitui ramo da ciência contábil e deve, portanto, observar os princípios de contabilidade.

Analise as afirmações com base nesses princípios.

I. O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira; ou seja, a soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

II. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores: custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.

III. O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

IV. Pelo princípio da atualização monetária em vigor, os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis por meio do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Alternativas
Q388446 Contabilidade Geral
A Resolução do CFC nº 1.180/2009 trata de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

Baseado nessa norma, assinale a alternativa CORRETA sobre o reconhecimento de provisões.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: B
5: D