Questões de Concurso Para ses-pr

Foram encontradas 1.057 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171378 Medicina

A manutenção do potencial doador de órgãos falecido requer atenção do intensivista. Sabe-se que alguns pontos são fundamentais nesse manejo. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A restauração da oferta de oxigênio aos tecidos é fundamental. A primeira medida para este objetivo é a introdução de droga vasopressora, pois sabe-se que a infusão de volume não tem sucesso uma vez que o potencial doador perde o tônus vascular.

( ) A reposição hormonal no potencial doador é fundamental. É sugerido o uso de vasopressina, metilprednisolona, insulina e hormônio tireoidiano.

( ) Sabe-se que o controle da natremia no potencial doador é importante fator para se conseguirem melhores resultados dos transplantes, principalmente em relação ao enxerto hepático.

( ) O uso de drogas vasopressoras deve contraindicar o transplante de órgãos sólidos, sendo recomendado apenas a captação das córneas com o coração parado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171377 Medicina
Um jovem de 19 anos, vítima de acidente de motocicleta foi internado há 03 dias na unidade de terapia intensiva com trauma craniano grave. A tomografia de crânio evidenciou hemorragia subaracnoide Fisher IV. Hoje durante a avaliação do intensivista foi constatado que o paciente apresentava midríase não fotorreagente bilateral, não reagia à estimulação dolorosa intensa, e o drive respiratório estava abolido. Recebeu midazolam e fentanil em infusão contínua até 36 horas atrás quando foi decidido por realizar janela de sedação. Desde então está sem receber nenhuma droga depressora do sistema nervoso central. Estava estável clinicamente sem necessidade de drogas vasopressoras e não apresentava alterações metabólicas que justificassem o quadro, além da causa de base. Assinale a conduta adequada.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171376 Medicina
Um homem, 37 anos, portador de cirrose alcoólica, está internado na unidade de terapia intensiva para tratamento de peritonite bacteriana espontânea e pneumonia grave adquirida na comunidade. Ao exame físico, encontra-se séptico, taquipnéico, taquicárdico e com ascite volumosa. Durante internação, está evoluindo com piora da função renal e oligúria, apesar da administração de altas doses de diuréticos de alça. Os exames laboratorias mais recentes evidenciaram os seguintes valores: Hb = 9 mg/dL Ht = 26% Leucograma = 16.000 (bastão:15%; segmentados: 60%) Plaquetas = 200.000/mm3 Ureia = 150 mg/dL Creatinina = 3,5 mg/dL Na+ = 138 mEq/L K+ = 4,5 mEq/L Cl- = 96 mEq/L Gasometria arterial: pH = 7,30 PaC02 = 32 mmHg Pa02 = 58 mmHg Bic = 20 mEq/L Sat02 = 89% Assinale a alternativa que contenha o(s) distúrbio(os) ácido-base presente(s)
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171375 Medicina
Você admitiu na unidade de terapia intensiva um paciente de 55 anos de idade com diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada devido à insuficiência aórtica grave. O paciente tem dispneia de repouso, crepitações finas nos 2/3 inferiores bilateral, edema de membros inferiores de 4+/6+, aumento do volume abdominal, fígado palpável a 10 cm do rebordo costal direito com borda romba e doloroso, pressão arterial: 80x40 mmHg e frequência cardíaca: 110 bpm. Além disso, o paciente está sonolento. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171374 Medicina

Uma paciente internada na unidade de terapia intensiva devido à pancreatite biliar tem RX de tórax com imagem sugestiva de derrame pleural à direita. Você solicitou ultrassonografia do tórax, que evidenciou lâmina de líquido pleural de 30 mm e optou pela punção diagnóstica. Os resultados laboratoriais estão contidos na tabela abaixo. Após analisar os dados, assinale qual a sua impressão diagnóstica e conduta.


Líquido pleural Valores séricos

pH: 7,35 DHL: 300

DHL: 700 Proteínas: 3,0

Proteínas: 2,0 Albumina 2,0

Albumina: 1,0

Aspecto seroso

Volume 50 mL


Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: A