Questões de Concurso Para fesf-sus

Foram encontradas 149 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2010 Banca: AOCP Órgão: FESF-SUS
Q1237148 Serviço Social
A Constituição Federal de 1988 traz uma nova concepção para a Assistência Social brasileira. Incluída no âmbito da Seguridade Social e regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS – em dezembro de 1993, como política social pública. A LOAS cria uma nova matriz para a política de assistência social, inserindo-a no sistema do bem-estar social brasileiro concebido como campo de Seguridade Social, esta inserção Social aponta, também, para seu caráter de política de Proteção Social articulada à outras políticas do campo social voltadas à garantia de direitos e de condições dignas de vida. Assinale a alternativa correta sobre a Proteção Social.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: AOCP Órgão: FESF-SUS
Q1235343 Psiquiatria
Qual dos medicamentos abaixo, na sua patogenesia, provoca hiperestesia de todos os órgãos dos sentidos com tendência a espasmos crônicos. Mais usado no sexo feminino, produz palidez doentia, face sem brilho e convulsiva. Ela reflete as alterações causadas pelas expressões externas ao paciente, que é excessivamente nervoso, sensível e facilmente excitável. Percepção aguçada, execução rápida, humor muito mutável, caráter dócil mas facilmente irritado. O caráter, como em tudo neste medicamento, é paradoxal. Na febre só tem sede durante os calafrios, a pontada lateral só melhorará pela tosse. Magoa-se por nada. Isola-se e fecha-se para chorar, para ruminar suas tristezas que exagera; faz um drama acompanhado de suspiros e lamentos. Ás vezes tem acessos de riso seguidos de cólera súbita ou se abate em uma crise de nervos. É muito sensível à dor, também emocional e mentalmente, o que provoca transtornos das emoções e tristezas, devido a sua extrema impressionabilidade. Grande medicamento para maus efeitos das emoções, tristezas, penas e medo. Humor triste, melancólico, e disposição para sofrer em silêncio, com melancolia e tendência ao choro. Sofre escondida com grandes suspiros. Por nada seus olhos se enchem de lágrimas, e passa rapidamente do riso às lágrimas e vice-versa. Sente-se vazia, abatida, fraca e a fraqueza é sentida às vezes no estômago. Possui aversão ao tabaco, lateralidade direita, agrava pelas tristezas, emoções, ao ar livre, pelo frio, pelos odores fortes, após comer e pelo café. Melhora pelo calor, pressão forte, passeando e pela mudança de posição. Para alterações provocadas por choque emocional, desgosto, má notícia, desilusão. Labilidade de humor podendo chegar a crise histérica. Estamos falando de qual medicamento?
Alternativas
Ano: 2010 Banca: AOCP Órgão: FESF-SUS
Q1235317 Medicina
Criança com sintomas de choro frequente, porém choro com irritabilidade, gritos e grosserias. Deseja coisas que depois rejeita quando as obtém. Fica mais tranquilo no colo ou quando passeia. Possui diarreia durante a dentição. A mãe diz que a criança é muito nervosa e hipersensível a qualquer dor, ás vezes parecendo não proporcional à gravidade do caso. É friorenta e melhora pelo calor no geral, o calor apenas agrava as dores nos dentes e maxilares. É caprichosa, impertinente, rancorosa. Criança ansiosa, agitada, impressionável e hipersensível a tudo, se desesperando pela menor dor. Quando deseja algo que não lhe é dado, se encoleriza e grita até conseguir, e depois recusa o que foi conseguido. Agitada e com dificuldades para dormir, e quando dorme tem um sono agitado com gritos e sobressaltos. De dia tem muita sonolência. Sua face geralmente é quente, vermelha e brilhante, com lado irregulares de cor na face, um lado está vermelho e o outro não. Abdome distendido com cólicas flatulentas e a eliminação de gases não melhora a dor. Essa criança terá seu estado melhorado com qual medicamento?
Alternativas
Ano: 2010 Banca: AOCP Órgão: FESF-SUS
Q1235273 Psiquiatria
Na matéria médica, alguns medicamentos são característicos pela sua rubrica de ter pressa, sempre está apressado, agitado e ansioso. Dentre os medicamentos abaixo, todos têm essas características, EXCETO.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: AOCP Órgão: FESF-SUS
Q1235236 Psiquiatria
De acordo com o parágrafo 9o do “Organon da Arte de Curar” de Samuel Hahnemann, no estado de saúde do homem a energia que dinamicamente anima o organismo material governa com poder ilimitado. Conserva todas as partes do corpo em admirável e harmoniosa operação vital, tanto em respeito às sensações como às funções. Deste modo o espírito dotado de razão, que existe em nós pode empregar estes instrumentos vivos e sadios para os mais altos fins de nossa existência. Hahnemann denominou esta energia de
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: D
5: D