Questões de Concurso Para prefeitura de xaxim - sc

Foram encontradas 519 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1740323 Português
Assinale a alternativa cujo sentido expresso pelo elemento coesivo está corretamente colocado entre parênteses.
Alternativas
Q1740322 Português
Considerando que os distintos gêneros orais e escritos valem-se de tipos textuais para se constituírem, faça a relação da segunda coluna com a primeira. Coluna 1 Tipos textuais 1. Narração 2. Dissertação argumentativa 3. Dissertação expositiva 4. Descrição 5. Injunção Coluna 2 Gêneros textuais ( ) crônicas, romance, novela ( ) receitas, regras de jogo, bula de remédio ( ) retrato verbal, cardápios de restaurante, classificados ( ) editorial, ensaio, manifestos ( ) verbete de dicionário, enciclopédias, resumos escolares Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1740321 Português
Leia o diálogo: Outro dia o coruja estava batendo lata e encontrou um tatu.
— E aí? Eles acertaram o pilão?
— Que nada, o espada abriu o caderno e passou o maior chapéu no piolho!
Agora considere o significado das palavras/expressões no contexto acima: “abrir o caderno”: falar de mais, contar sua vida; “bater lata”: andar com o carro vazio, à procura de passageiro; “chapéu”: golpe, ato de não pagar a corrida de táxi; “coruja”: taxista que trabalha à noite, de madrugada; “espada”: passageiro difícil de enganar; “pilão”: corrida prefixada (o motorista ignora o taxímetro e estipula o preço antes de sair); “piolho”: taxista que assalta o passageiro, até mesmo à mão armada; “tatu”: passageiro inocente, vítima fácil.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.
1. O diálogo exemplifica um enunciado típico de um grupo de pessoas e é ininteligível ou sem sentido a quem não participa desse grupo.
2. Temos, no diálogo, uma situação de variação linguística fora do padrão formal da língua e, portanto, não aceito pela sociedade em geral.
3. Observando o significado das palavras no contexto, podemos afirmar que temos, no diálogo, uma variação linguística diastrática, já que surgiu em razão da convivência entre um grupo social.
4. As expressões “o coruja” e “o espada”, no contexto, mudaram a classe gramatical e, em consequência, a função sintática que exercem.
5. A última fala do diálogo caracteriza um período composto por coordenação e a segunda oração é coordenada aditiva.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1740320 Português
Assinale a alternativa que vai ao encontro do que estabelece a sintaxe de regência e concordância verbal.
Alternativas
Q1740319 Pedagogia
Os estudos revelam que os alunos da Educação de Jovens e Adultos possuem traços de vida, origens, idade, vivências profissionais, históricos escolares, ritmos de aprendizagens e estruturas de pensamentos muito diferentes. São pessoas que vivem no mundo do trabalho com responsabilidades sociais e familiares, com valores éticos e morais formados a partir da experiência, do ambiente e da realidade cultural em que estão inseridos e nada disso deve ser revelado no processo educacional. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto. ( ) As diferenças no perfil dos alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos podem ser uma riqueza para o fazer educativo. ( ) Os Jovens e Adultos carregam as condições de pensar sua educação como diálogo. ( ) Se toda educação exige uma deferência pelos interlocutores, essa deferência no contexto da Educação de Jovens e Adultos deverá ter um significado educativo especial. ( ) Os alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos são sujeitos que necessitam de uma formação linear e cartesiana para conseguirem internalizar os conteúdos escolares. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: B