Questões de Concurso Sobre pré-história brasileira: legado de povos nativos em história

Foram encontradas 56 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2390688 História

Julgue o item subsequente.


O Homem de Lagoa Santa é um nome utilizado para se referir a um grupo de esqueletos humanos pré-históricos encontrados na região de Lagoa Santa, em Mato Grosso do Sul. Esses restos mortais datam de cerca de 10 mil anos atrás, período em que o Brasil passou por intensas mudanças climáticas que levaram à formação de diversos ecossistemas. 

Alternativas
Q2390665 História

Julgue o item subsequente.


Os sambaquis são montes de conchas e outros resíduos utilizados pelos povos pré-históricos que habitavam o litoral de Santa Catarina, como base para suas moradias e atividades cotidianas, oferecendo importantes informações sobre suas culturas e modos de vida.

Alternativas
Q2390648 História

Julgue o item subsequente.


Os índios pernambucanos eram seminômades, ou seja, mudavam sua localização conforme as estações, tendo contato com outras tribos e estrangeiros em suas jornadas. 

Alternativas
Q2390642 História

Julgue o item subsequente.


A teoria defendida pela arqueóloga brasileira Niede Guidon, sugere que os primeiros humanos a habitar o continente americano chegaram há cerca de 10 mil anos, muito antes do que se acreditava anteriormente. Guidon baseia sua teoria em descobertas arqueológicas realizadas em sítios brasileiros, como a Serra da Capivara localizada no Piauí. 

Alternativas
Q2383920 História
Leia o texto a seguir.


Um dos textos historiográficos mais conhecidos acerca da formação da nação brasileira é como se deve escrever a história do Brasil, do viajante e biólogo Phillipe Von Martius. Este opúsculo, como bem sabemos, é de suma importância para o projeto de escrita da história do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) na medida em que responde às inquietações decorrentes do processo de constituição do Estado nacional. A fórmula de Martius, narrativa, permeada pelo “encontro” entre as três raças, abriu um campo representativo da nacionalidade, sob o domínio da estética romântica.


SANDES, Noé Freire; ARRAIS, Cristiano Alencar. História e memória em Goiás no século XIX uma consciência da mágoa e da esperança. VARIA HISTÓRIA, Belo Horizonte, vol. 29, nº 51, p.847-861, set/dez 2013, p. 03.



O texto se refere a uma historiografia que forjou uma suposta convivência pacífica entre
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: A