Questões de Concurso Comentadas sobre queda do socialismo real em história

Foram encontradas 7 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2273324 História
Considerando o conceito de luta de classes, assinale a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2181308 História

Sobre o surgimento das “Ideias Sociais no século XIX” e suas principais correntes de pensamento, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O surgimento das ideias socialistas explica-se pelos problemas econômico-sociais criados pelo Capitalismo, incluindo as condições subumanas do proletariado, com exaustivas jornadas de trabalho e sem direitos trabalhistas.

( ) O socialismo utópico apresentou os princípios de uma sociedade ideal, porém sem indicar os meios para torná-la real. Defendia a ideia de que homem, embora tenha sido pervertida pelo capitalismo, poderia livrar-se das influências corruptoras mediante o apelo da justiça e da solidariedade humana.

( ) O socialismo científico baseou-se na análise das realidades econômicas, da evolução histórica e do capitalismo para formular leis e princípios determinantes para uma sociedade sem classes e igualitária.

( ) Geralmente confundido com o Movimento Sindical, o Sindicalismo pregava a necessidade de uma ação direta da classe operária, através de greves, do fortalecimento dos sindicatos e de ações violentas que gerassem o enfraquecimento do capitalismo e favorecessem a revolução social.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q2174622 História
A Primavera de Praga foi um movimento político ocorrido em 1968 na antiga Tchecoslováquia, que teve como objetivo introduzir reformas políticas e sociais no país, incluindo a diminuição do poder do Partido Comunista. Assinale a alternativa que corresponde às consequências do movimento. 
Alternativas
Q1131102 História
As assumir o posto de secretário-geral do Partido Comunista Soviético, Mikhail Gorbachev inicia seu governo na URSS em 1985 e adota medidas para tentar tirar o país de uma profunda crise. Motivado por essa meta, realiza as reformas perestroika e a glasnost, que podem ser entendidas como
Alternativas
Q861817 História

A Revolução Russa de 1917 marcou o fim do czarismo na Rússia e a ascensão de uma organização política e social de oposição ao capitalismo ocidental, além de favorecer mudanças e adaptações nesse capitalismo. Sobre as práticas a serem adotadas no ensino do tópico Revolução Russa de 1917 e movimento operário, anarquismo e comunismo no Brasil, indicadas nas orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O “Socialismo Real” - conceito utilizado para denominar a prática socialista implantadas na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) - foi permeado por contradições entre prática e teoria.

( ) A corrente partidária vitoriosa no processo revolucionário russo tinha pretensões de internacionalizar o movimento e, para isso, incentivou a criação de partidos comunistas e exportou a ideia de revolução, para a derrubada do capitalismo, em várias partes do mundo.

( ) Minas Gerais foi o maior palco de greves de cunho anárquico, e a primeira de muitas delas ocorreu em 1906.

( ) No período conviviam e disputavam espaço político as correntes anarco-sindicalista e a comunista. Aqui, tanto anarquistas quanto anarco-sindicalistas caminharam levantando bandeiras contra o desemprego, o aumento do custo de vida, a escassez de alimentos de primeira necessidade e combatendo a burguesia e o Clero.

( ) O conceito de revolução deve ser retomado, visto que é empregado com igual sentido em todos os tempos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: D