Questões da Prova CESGRANRIO - 2010 - IBGE - Analista de Planejamento - Historia

Foram encontradas 20 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q543574 História
A revolução iraniana concentrou todas as contradições do desenvolvimento histórico do país, em especial em sua fase moderna e contemporânea, como semicolônia dos imperialismos russo e britânico, no século XIX e na primeira metade do século XX, e do imperialismo norte-americano, depois da Segunda Guerra Mundial. (...)
Os acontecimentos atuais demonstram que apesar de suas inúmeras limitações, a revolução iraniana de 1979 alterou decisivamente o equilíbrio político do Oriente Médio, e se projetou como um poderoso fator de crise política mundial.

COGGIOLA, Osvaldo. A Revolução Iraniana. São Paulo: Editora UNESP, 2007, pp. 139,143.

Acerca do contexto histórico em que ocorreu a Revolução do Irã e de seus desdobramentos, analise as afirmativas abaixo.

I – A diplomacia dos EUA realizou, no início da década de 1970, oposição sistemática ao governo de Reza Pahlevi, pois o xá exercia um papel de liderança na OPEP.

II – As duas crises do petróleo, na década de 1970, geraram recursos para o Estado iraniano, mas esses não se transformaram em benefícios materiais para a população.

III – A revolução iraniana recebeu apoio imediato dos outros Estados árabes, já que, em grande parte desses países, os xiitas constituíam blocos políticos expressivos.

IV – Em 1980, Saddam Hussein invadiu a zona ocidental do Irã reivindicando algumas áreas para o Iraque e iniciou a guerra Irã x Iraque.
São corretas APENAS as afirmativas:
Alternativas
Q543573 História
Para alcançar a maioria decisiva de 57% dos votos que obteve em novembro de 1946 [para o Congresso], o mais valioso trunfo de Nixon foi passar uma mensagem recheada de princípios comuns aos eleitores da região, cada vez mais preocupados com a ameaça comunista ao american way of life. (...)
No primeiro debate, Nixon acusou seu oponente Voorhis de ser o candidato do Comitê de Ação Política do Congresso das Organizações Industriais (CAP-COI), que, para o Los Angeles Times, estava sob influência comunista. Embora Voorhis negasse as acusações de Nixon de que era próximo do CAP-COI, a estratégia deu certo, o que fez Nixon se convencer de que falsas acusações contra adversários políticos que mostravam pouco comprometimento com os ‘valores americanos’ e uma certa fraqueza no combate ao comunismo era um meio bastante eficiente de alcançar a vitória.

DALLEK, Robert. Nixon e Kissinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, pp.28-29.

Considerando o texto acima e ao contexto histórico da Guerra Fria, analise as afirmativas abaixo.

I – A vitória de Nixon explicitava o sentimento anticomunista de grande parte da população norteamericana, capitalizado posteriormente pelo macartismo.

II – A Guerra Fria já se tornava cada vez mais evidente em 1946, por causa da Doutrina Truman e dos desentendimentos sobre a divisão da Alemanha.

III – A ameaça comunista ao american way of life era uma realidade na década de 1940, em função do crescimento do Partido Comunista norte-americano naquele período.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q543571 História
A micro-história italiana não foi rigorosamente definida por meio de textos teóricos. É a pesquisa empírica que permite, caso a caso, identificar princípios de base, por meio dos quais os micro-historiadores podem se reconhecer.
Considerando que tais princípios existem, a micro-história NÃO é caracterizada por:
Alternativas
Q543569 História
Até o fim do século XIX, não houve jamais túmulos individuais para os simples combatentes. Os corpos dos mortos eram abandonados sobre o campo de batalha ou rapidamente reunidos em grandes valas. Somente os oficiais tinham direito a uma sepultura. O individualismo e a democracia colocaram progressivamente fim a esta indiferença: em caso de morte, os soldados e suas famílias querem dispor de uma tumba e o comandante deve fazer de tudo para que as identidades dos corpos não se percam.

Tradução livre de NAOUR, Jean-Yves Le. Le soldat inconnuParis: Gallimard, 2008, p. 20.

A partir do texto acima, é possível pensar uma série de diferenças entre as guerras do século XX e as anteriores.
Sobre esse tema, analise as colocações a seguir.

I – As guerras napoleônicas que, somadas, duraram mais do que qualquer uma das guerras mundiais do século XX, tiveram um número significativamente menor de mortes, por causa, dentre outros fatores, da tecnologia bélica disponível.

II – Até meados do século XIX, dava-se importância essencialmente aos oficiais, como ocorreu quando Napoleão, ao construir o Arco do Triunfo, mandou gravar nele o nome de todos os seus generais.

III – Os fatores referidos no texto são os mesmos que ajudam a explicar as diversas homenagens que passaram a ser prestadas ao soldado desconhecido nas guerras do século XX, em diversos países dos diferentes continentes.

IV – Muitas das guerras do século XIX não alteravam radicalmente o cotidiano da população dos países, algo impensável para os conflitos do século XX, com ampla participação de reservistas e de voluntários, além de ataques frequentes a áreas civis.
São corretas as colocações:
Alternativas
Q543568 História
Nos últimos anos do domínio Habsburgo em Portugal, os holandeses destruíram o que restava do tráfico da pimenta e outros produtos entre o Estado da Índia e Lisboa, por meio de bloqueios periódicos a Goa. (...)
O crepúsculo do império português da pimenta arrastou-se penosamente ao longo de muitos anos. Os portugueses lutaram tenazmente por manter a integridade do Estado da Índia. Só quando a modernização de processos comerciais se revelou tão inútil como a ação militar direta é que eles se empenharam seriamente em encontrar uma solução de compromisso e de paz com seus rivais, aceitando com relutância a inevitabilidade de um papel de importância bastante reduzida para lá do Cabo da Boa Esperança.

DISNEY, Anthony. A decadência do império da pimenta. Lisboa: Edições 70, 1981, pp.188-189.

Tendo como referência o texto acima e o processo da decadência e o fim do Império português, analise as afirmativas abaixo.

I – A crise econômica referida no texto marcou o declínio definitivo do império ultramarino português, que não mais alcançou ganhos, no comércio, com suas colônias, semelhantes aos obtidos com suas possessões asiáticas ao longo do século XVI.

II – O enfraquecimento do domínio português na Ásia, no século XVII, não levou ao seu desaparecimento imediato, o que só ocorreu de forma completa no século XX, após a entrega de Macau à China.

III – Os holandeses contribuíram para a redução da presença portuguesa na Ásia e, no mesmo período, também se assenhorearam, ainda que temporariamente, de parte de suas possessões no continente africano por meio de guerras e acordos.

IV – A independência das últimas possessões portuguesas na África ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, contribuindo, para isso, o fato de o Estado português se recusar a conceder às colônias o estatuto de província.
São corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: B