O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Questões de Concursos

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 3 questões

Q569040 Engenharia Eletrônica
O uso de controladores lógico programáveis na automação industrial é amplo e diversificado. Para a programação e análise destes controladores, a representação gráfica do comportamento dos comandos aplicados às máquinas e aos equipamentos industriais mais complexos é indispensável. Neste contexto, o Grafcet se destaca, empregando uma simbologia com etapas, transições, ações e receptividade das variáveis de entrada e saída. Há padrões definidos para construção utilizando o Grafcet que devem ser seguidos para padronização e lógica da representação feita.

Na figura, as etapas são caracterizadas pela letra A, as transições pela letra f e as ações pela letra M.



Das sequências de comandos em Grafcet aqui apresentadas, estão corretamente construídas apenas a(s) que compõe(m) o diagrama(s):
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q569037 Engenharia Eletrônica
Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) substituíram elementos e componentes eletro-eletrônicos de acionamento e são fundamentais na automação moderna. Como uma linguagem de programação similar à de diagramas lógicos de acionamento, desenvolvidos por eletrotécnicos e profissionais da área de controle, os CLPs são empregados em larga escala na indústria.
A figura a seguir apresenta, em condições ideais de funcionamento, uma programação em linguagem de contatos (ou LADDER) em que o contato normalmente aberto B é energizado por uma botoeira (por cerca de um segundo) e os contatos definidos como D estão associados a uma chave.
No esquema: T0 e T1 são temporizadores e estão associados aos tempos de t1 s e t2 s, com t2 > t1; e M0, M1 e M2 são motores. O contato D está desligado e só é acionado após os três motores estarem em funcionamento.

                                  
Desta forma, pode-se afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q569036 Engenharia Eletrônica
No processo de automação industrial, alguns fatores e componentes merecem destacada consideração e análise. Em particular, os acionadores para motores de indução a corrente alternada (CA), por controlar as variáveis elétricas – tensão e corrente – nos enrolamentos do estator do motor, permitem o controle desses motores de forma a obter o desempenho desejado (supondo que o comportamento é viável tecnicamente), com ajuste de torque, velocidade e/ou posição.

Os acionadores funcionam baseados na variação da tensão, corrente, frequência ou de uma combinação destas.
Em relação aos tipos de acionadores, suas características e empregos, assinale a afirmativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: D
3: B