Questões da Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Malacologia Médica

Foram encontradas 15 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q568285 Biologia
A esquistossomose está entre as poucas doenças parasitárias cuja distribuição e prevalência, em escala mundial, continuam a crescer. A razão está na promoção do desenvolvimento de novos e maiores focos de transmissão, pelo próprio ser humano, alavancados pelo progresso da técnico, econômico e o crescimento da agricultura. Em linhas gerais, a estratégia básica a utilizar para o controle ou a eliminação da esquistossomose consiste em: reduzir consideravelmente ou impedir a transmissão do parasitismo, mediante o uso de moluscidas, obras de engenharia, educação sanitária, etc; e tratar a população parasitada para reduzir as fontes de infecção. Vários obstáculos impedem uma rápida extinção das fontes de infecção, dentre os quais podemos citar:
Alternativas
Q568275 Biologia
Os moluscos coletados no campo devem ser identificados e examinados no laboratório para verificar se estão infectados ou não. A infecção de Biomphalaria spp. por Schistossoma mansoni pode ser comprovada pela:
Alternativas
Q568273 Biologia
Levando em conta seus conhecimentos sobre a interação entre Schistosoma mansoni e seus hospedeiros, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q568272 Biologia
Assinale a alternativa que indica corretamente os filos aos quais pertencem a espécie Schistosoma mansoni, seu hospedeiro intermediário, e seu hospedeiro definitivo, respectivamente.
Alternativas
Q568270 Biologia
As esquistossomoses são doenças produzidas por trematódeos do gênero Schistosoma que, para o ser humano, tem como principais agentes etiológicos as espécies S. mansoni, S. haematobium e S. japonicum. Das alternativas abaixo, a que melhor se aplica ao controle dos casos dessa doença é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: E