Questões da Prova CESGRANRIO - 2016 - IBGE - Agente de Pesquisas por Telefone

Foram encontradas 16 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q688781 Conhecimentos Gerais
A agropecuária, devido ao número de pessoas que emprega, constitui-se em mercado potencial para os bens industriais. Contudo, essa função diminuiu de importância ao longo do tempo à medida que a agropecuária perde importância relativa dentro da economia. No entanto, [...] ela cria mercado para outros tipos de produtos industriais, como os produzidos pela indústria de bens de capitais.
BACHA, Carlos J. Caetano. Economia e Política Agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 2ª ed., 2012, p.26.

A última situação mencionada no texto acontece, principalmente, à medida que, na(o)
Alternativas
Q688779 Conhecimentos Gerais
A divisão política e administrativa do Brasil nem sempre foi a mesma. Do século XVI ao século XX, o país teve diversos arcabouços político-administrativos, a saber: as donatarias, as capitanias hereditárias, as Províncias e finalmente os Estados, os Distritos e os municípios.
Disponível em: <http://teen.ibge.gov.br/mao-na-roda/divisao-politico-administrativa-e-regional.html>. Acesso em: 09 maio 2016.
A finalidade básica do IBGE na elaboração da divisão regional do território brasileiro é
Alternativas
Q688778 Conhecimentos Gerais
No campo previdenciário, o aumento da longevidade da população brasileira resulta no alongamento do período em que o aposentado ou pensionista permanece no sistema, recebendo benefícios. [...] Embora a concessão de benefícios por um período mais longo resulte em maior dispêndio na manutenção do aposentado ou pensionista, não haveria problemas maiores para o financiamento da Previdência Social caso o aumento da quantidade de pessoas em idade de trabalho (fase de ouro da transição demográfica) resultasse em condizente aumento da arrecadação da contribuição de empregados e empregadores.
LACERDA, Antônio Corrêa de. [et al.] Economia Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2013, p.265. Adaptado.

Dessa forma, na atual fase da evolução demográfica brasileira, o impacto positivo sobre as receitas da Previdência Social depende da capacidade de a economia brasileira apresentar
Alternativas
Q688777 Conhecimentos Gerais
As fontes de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento de um país. Além disso, a qualidade e o nível de capacidade das fontes de energia de um determinado local são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da região. Países com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de consumo energético.
No Brasil não é diferente: à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e energia nuclear.
Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografi a/ fontes-energia-brasil.htm>. Acesso em: 11 maio 2016. Adaptado.
Sobre, especificamente, as fontes renováveis no Brasil, há uma associação adequada entre os seguintes elementos:
Alternativas
Q688776 Conhecimentos Gerais
A inserção do país nos mercados internacionais por meio da exportação de alimentos e matérias-primas é apontada como saída para a “crise”[...] e tem sido avaliada positivamente por sucessivos governos, sobretudo porque contribui para o equilíbrio das contas externas. Mesmo encontrando algumas dificuldades impostas por países importadores [...], a exportação desse tipo de mercadoria é crescentemente incentivada pelo Estado, apesar dos elevados custos internos
[...].
[...] Isso tudo não quer dizer que não devamos exportar alimentos e tampouco que a integração externa significa necessariamente a desintegração interna, [...]. No entanto, não podemos hipotecar o território e mobilizar toda a nossa energia e recursos na exportação de produtos primários, quando sabemos das graves consequências que isso acarreta, [...].

CASTILHO, Ricardo. Exportar Alimentos é saída para o Brasil? O caso do complexo da soja. In: Albuquerque, Edu Silvestre de. (org.) Que País É Esse? São Paulo: Globo, 2005, pp. 288-306.
A dificuldade mencionada no texto é comprovada pela existência de
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: E
5: A