Questões da Prova CESGRANRIO - 2015 - Petrobras - Profissional Júnior - Comunicação/Relações Públicas

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q496782 Conhecimentos Gerais
A sustentabilidade não é somente uma questão filosófica [...] Ainda por algumas décadas, [o petróleo] será insubstituível, tanto pelo uso de seus derivados, combustíveis, por exemplo, como pelo aproveitamento em diferentes tipos de indústria [...] Com o pré-sal, o Brasil se habilitará não só a atender à sua própria demanda (de petróleo e gás), como se tornará um importante exportador. Por ser um negócio atrativo, o pré-sal mobiliza investimentos em toda a cadeia produtiva e impulsiona avanços tecnológicos, que se estendem por outros ramos. Talvez se constitua na futura fonte de renda que permitirá ao país subir vários degraus [...] embora aparentemente possa indicar que estaremos trilhando o caminho inverso.

Jornal O Globo. Rio de Janeiro, 30 ago. 2014. p.18. Adaptado

Pela leitura do texto, depreende-se que a exploração do pré-sal constitui uma fonte de renda que
Alternativas
Q496779 Conhecimentos Gerais
Sobre o comércio internacional no setor automotivo, uma matéria jornalística revela: EUA e Japão apoiam europeus na batalha contra o Brasil na OMC.

O prazo de negociações venceu e o processo formal está próximo.

Revista Isto É/ Dinheiro. São Paulo: Abril n.881, 10 set. 2014, p.48.

No contexto das relações internacionais, o embate entre países na OMC é uma realidade.

Uma das razões que explica, de forma expressiva, o caso apresentado na matéria jornalística está no fato de, em 2011, ter ocorrido
Alternativas
Q496777 Conhecimentos Gerais
Como tantos outros países periféricos, o Brasil era exportador de matérias-primas e importador de produtos manufaturados. Há um momento em que o minério de ferro do Brasil impressiona os técnicos das indústrias siderúrgicas da Europa e dos Estados Unidos, mas o Brasil importa até as grades de ferro que cercarão as árvores da recém-aberta Avenida Central, no Rio.
Nessas poucas palavras, sobre a coação da história a estrangular o futuro dos países como o Brasil, encerra-se toda a política econômica da Revolução de 30, do presidente que a levou ao poder e de toda a Era Vargas: fazer do Brasil um país que transforme em aço o ferro de seu subsolo, que explore seu petróleo e suas fontes de energia elétrica, que produza tratores, caminhões, automóveis e até aviões, um país não mais vítima, mas protagonista e criador de seu futuro.

RIBEIRO, José Augusto. A Era Vargas, o suicídio e o petróleo. Revista Caros Amigos, São Paulo, n.209, p.41, ago. 2014.

Com base no texto, é possível associar a realidade socioeconômica e a política brasileira da Era Vargas
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C