Questões da Prova NC-UFPR - 2019 - Prefeitura de Curitiba - PR - Zootecnista

Foram encontradas 4 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1007616 Veterinária
Considerando aspectos que envolvem a alimentação de primatas mantidos em cativeiro, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1007614 Veterinária

As características gerais da alimentação de animais carnívoros, herbívoros e onívoros devem ser consideradas no momento do planejamento da dieta. Em relação ao tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Canídeos apresentam mecanismos eficientes de adaptabilidade ambiental e, embora sejam considerados carnívoros por excelência, a maioria dos canídeos apresenta-se como onívoros oportunistas, estando adaptados a consumir alimentos tanto de origem vegetal quanto animal.

( ) Felídeos são classificados como animais estritamente carnívoros, metabolicamente adaptados a dietas com altos teores proteicos, e apresentam a necessidade de suplementação dietética de taurina, ácido araquidônico, vitamina A e niacina, devido à baixa capacidade ou incapacidade de sintetizar tais nutrientes.

( ) Herbívoros ruminantes podem ser categorizados como seletivos, não seletivos ou intermediários. As espécies não seletivas são adaptadas ao consumo de forrageiras com maior concentração de carboidratos solúveis, enquanto os animais seletivos são adaptados à digestão de forrageiras com alto teor de carboidratos estruturais.

( ) Iguanas e tartarugas são animais categorizados como onívoros, entretanto apresentam sua anatomia e fisiologia digestiva adaptadas ao consumo de alimentos de origem animal.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q1007613 Veterinária

Considere os seguintes dados para uma formulação de dieta:


- Milho com 9% de proteína bruta.

- Farelo de algodão com 43% de proteína bruta.


Levando em consideração que os teores de matéria seca dos ingredientes a serem utilizados são iguais, qual porcentagem de cada ingrediente (milho e farelo de algodão) deve ser misturada para que seja fornecido um suplemento para animais em pastejo com 20% de proteína bruta? 

Alternativas
Q1007612 Veterinária

O conhecimento básico de princípios aplicados à nutrição animal e à bromatologia são imprescindíveis para a correta formulação de dietas para animais. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:


1. A energia é um nutriente que se encontra particionada em energia bruta, energia digestível, energia metabolizável e energia líquida. A energia bruta é a energia presente em um determinado alimento, podendo ou não ser aproveitada pelo organismo, enquanto a energia metabolizável é considerada como a energia bruta do alimento subtraída da energia perdida pelas fezes, urina e gases.

2. A energia bruta de um alimento pode ser estimada considerando-se os valores calóricos médios de 9,0 kcal/gramas de carboidratos, 4,5 kcal/gramas de lipídios e 2,5 kcal/gramas de proteínas. Sabendo que a composição de uma ração para primatas apresenta 22% de proteína, 8% de extrato etéreo e 64% carboidratos, pode-se estimar que seu conteúdo energético é de aproximadamente 6,67 kcal/gramas de ração.

3. No cálculo da quantidade de alimento ofertado, deve ser considerado seu conteúdo nutricional baseado no teor de matéria seca (MS), sendo possível estimar a quantidade de nutriente/grama conhecendo-se a MS e a quantidade do nutriente no alimento. Assumindo-se que em produtos cárneos o valor médio proteico é de 4,6 gramas/matéria natural e há 75% de umidade, é possível estimar que nesses produtos o conteúdo proteico médio é de 1,15 gramas/proteína/MS.

4. A quantidade de alimento consumido diariamente por um animal deve satisfazer sua necessidade de energia, a qual dependerá do estágio fisiológico no qual o indivíduo se encontra. Considerando o estágio fisiológico, sabe-se que a necessidade energética em indivíduos em manutenção é menor quando comparada à necessidade energética de indivíduos em crescimento ou em fase reprodutiva.

5. Quantificação do alimento fornecido e das sobras, avaliação da preferência alimentar, consistência das fezes, brilho dos pelos ou penas e peso vivo são ferramentas que podem auxiliar o nutricionista na avaliação da dieta ofertada, sendo recomendável que tais avaliações sejam realizadas periodicamente, para que seja possível ajustar e adequar as dietas às necessidades fisiológicas e comportamentais dos indivíduos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: C