Questões de Concurso

Foram encontradas 4 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q870510 Administração Geral

Numere a coluna 2 de acordo com o apresentado na coluna 1, identificando componentes dos diferentes níveis de análise em comportamento organizacional, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


COLUNA 1

I. Nível micro-organizacional

II. Nível meso-organizacional

III. Nível macro-organizacional


COLUNA 2

( ) Equipes de trabalho e liderança.

( ) Políticas e práticas de gestão de pessoas.

( ) Percepções e motivação.

( ) Conflito e tomada de decisão no grupo.

( ) Personalidade e atitudes.

Alternativas
Q870508 Administração Geral

Diferentes teorias vêm sendo desenvolvidas buscando compreender a dinâmica das organizações ao longo do tempo e enfatizando diferentes aspectos, prescrições e análises, quer sejam opostas ou complementares. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A teoria da dependência de recursos tem fortes vínculos com o modelo da economia política das organizações e com a abordagem do intercâmbio da dependência. Ela também incorpora a abordagem das organizações segundo a teoria da contingência.

II. Em relação às contradições e aos paradoxos organizacionais a respeito da burocracia, temos discussões que salientam os conflitos entre burocrata e público, cujas fontes estruturais estão relacionadas com a tendência ao tratamento formal e impessoal por parte do primeiro, quando o segundo deseja uma atenção especial e individualizada.

III. De acordo com Max Weber, nas burocracias, a seleção, a promoção e o avanço na carreira devem ser regulados por normas claras e devem se basear em critérios objetivos de competência, não em favoritismos. As relações pessoais podem ser usadas para a obtenção de informações que ajudem a diferenciar candidatos e empregados em processos avaliativos.

IV. Apesar de sofrer algumas críticas, a teoria da contingência persiste como uma parte importante da literatura acerca das organizações. Pode-se dizer que sua maior contribuição tenha sido a de enfatizar a importância do ambiente para as organizações. Esse foco ambiental veio a dominar a teoria organizacional contemporânea.

V. O movimento toyotista de produção foi caracterizado por práticas como gestão participativa, integração horizontal, estabilidade e cidadania corporativa, cultura organizacional forte, empregabilidade, ferramentas como Kanban e Just in time, círculos de qualidade e qualidade total, melhoria de processos e mudança (Kaizen).

Alternativas
Q870507 Administração Geral

A respeito da cultura organizacional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A cultura organizacional é entendida como o principal indicador do grau de satisfação dos participantes de uma organização.

( ) No nível mais profundo da cultura organizacional estão os artefatos visíveis, como o layout e as formas de gestão da organização.

( ) Os aspectos simbólicos e inconscientes fazem parte da cultura organizacional.

( ) A cultura organizacional é composta exclusivamente por elementos mais estáveis da organização e, portanto, não pode ser modificada de forma ativa e intencional.

( ) A cultura organizacional estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros da organização.

Alternativas
Q870506 Administração Geral

Quando analisamos as diferentes teorias da Administração, percebemos maneiras distintas de compreender o indivíduo. Nesse sentido, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A Escola de Relações Humanas teve o grande mérito de revelar uma maior complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações, o qual não depende apenas de estímulos econômicos, como diziam os teóricos da Escola Clássica, mas é também influenciado por fatores de ordem social e afetiva.

( ) Os autores da Escola de Relações Humanas têm em comum com os autores clássicos a consideração do homem como um ser passivo, que reage de forma padronizada aos estímulos aos quais é submetido na organização.

( ) O conceito de homem complexo vai além do conceito de “homo social”, desenvolvido pela Escola de Relações Humanas. O homem complexo tem necessidades múltiplas, não só as de associação e filiação a grupos informais, como propunha essa escola.

( ) São características do homem social, conforme a Escola de Relações Humanas, necessidades múltiplas e complexas, desejos de autodesenvolvimento e realização e autonomia de pensamento.

( ) O conceito de homem complexo, que embasou o movimento de humanização do trabalho, foi criticado, uma vez que, embora ampliasse a compreensão do indivíduo em comparação às teorias anteriores, pressupunha que o ser humano buscasse sua realização e construísse sua identidade necessariamente nas relações de trabalho.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: A