O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Administrador |
Q1017841 Administração Geral
“Somente pessoas carismáticas e com qualidades inatas podem transformar-se em grandes líderes”. Essa afirmação não caracteriza a linguagem administrativa moderna da teoria da liderança porque
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Administrador |
Q1017840 Administração Geral
As perspectivas do BSC (Balanced Scorecard) podem ser tantas quanto a instituição necessitar escolher em função da natureza do seu negócio, de seus propósitos, de seu estilo de atuação. Antes do desenvolvimento dos scorecards estratégicos, os gerentes não dispunham de um referencial de ampla aceitação para a descrição da estratégia. Simplesmente não eram capazes de implementar algo que não conseguiam descrever bem. O problema das instituições não reside tanto na formulação da estratégia, mas em sua implementação, isto é, em traduzir a estratégia em termos operacionais, alinhar a organização à estratégia, transformar a estratégia em tarefa de todos, mobilizar a mudança por meio de liderança executiva e
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Administrador |
Q1017839 Administração Geral

A melhoria contínua corre em sentido contrário à abordagem gerencial típica de considerar os projetos de trabalho como lineares – com começo e fim. Em vez desta abordagem linear, a busca do aprimoramento sem fim requer uma abordagem circular, conforme se apresenta o ciclo Planejar-Desenvolver-Checar-Agir (PDCA). A administração planeja uma mudança, realiza-a, checa os resultados e, dependendo de quais sejam os resultados, age para padronizar a mudança ou começar novamente o ciclo de aprimoramento com novas informações.

Com base neste conhecimento, analise as afirmativas a seguir.

I O ciclo PDCA tem baseado suas auditorias para identificação das conformidades e não conformidades, nos planos de controle histórico sobre as atividades contínuas.

II Nas organizações que usam o TQM (Qualidade Total), a qualidade deixa de ser responsabilidade de um único departamento para se concentrar na área estratégica da Instituição, a fim de se criar mais valor com menos desperdício.

III A filosofia da melhoria contínua do ciclo PDCA acaba servindo como instrumento para fazer com que, ao longo de toda a organização, as pessoas fiquem inspiradas a buscarem ou a se aperfeiçoarem em tudo o que realizam.

IV O grande desafio da gestão da qualidade é definir o que se entende por padrão de qualidade e como medi-lo. Na busca dessas respostas, muitas vezes se acelera ou se retarda o fluxo do ciclo PDCA, questionando-se a respeito da criação ou não de um novo evento que justifique um outro Planejamento.

É correto o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Administrador |
Q1017835 Administração Geral

Na Administração Pública, as circunstâncias podem afetar o nível de centralização e descentralização na tomada de decisão. Por exemplo, o processo licitatório, regulado pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, pode ser dispensado a partir do momento em que determinado município esteja em estado de emergência, como nos casos de catástrofes naturais. Desse modo, a compra pode ser realizada de forma descentralizada em relação à Lei Federal que dispõe sobre Licitação Pública.

Sobre as vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização organizacionais, é correto afirmar que numa instituição descentralizada

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Administrador |
Q1017833 Administração Geral

A possibilidade de realizar um propósito comum e a existência de pessoas cujos desejos podem constituir motivos para contribuir para esse propósito comum – esses dois fatores são os polos opostos do sistema de esforço cooperativo. É pelo processo de comunicação que essas potencialidades se tornam dinâmicas. O propósito comum, obviamente, deve ser de conhecimento comum, e para ser conhecido necessita ser comunicado. Contudo, algumas vezes poderão ocorrer desvios no processo de comunicação. A situação descrita a seguir exemplifica a questão de desvios nesse processo.

Um cronograma sobre implantação de projetos estratégicos elaborado em conjunto pelas administradoras das diversas áreas de uma instituição foi o produto de uma reunião de planejamento. Essa decisão foi registrada formalmente e acordada entre seus pares. No entanto, dois meses após a reunião, um projeto estratégico que tinha previsão de implementação para o mês de setembro foi implantado para o mês de julho, o que consumiu parte do orçamento previsto para outro projeto estratégico.

Considerando o conjunto de informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I A antecipação de implementação do projeto estratégico pode ter sido resultado de falha no sistema de comunicação organizacional.

PORQUE

II Um ruído na comunicação organizacional pode desarticular emissor e receptor, prejudicando a mensagem enviada e colocando em risco a estratégia estabelecida pela organização.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: B
5: A