Questões de Concurso
Comentadas sobre química para selecon
Foram encontradas 125 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Nessas condições, o ácido mais fraco é o:
Estereoisômeros são isômeros que diferem apenas no rearranjo de seus átomos no espaço. O gliceraldeído é um monossacarídeo do tipo triose, sendo um composto orgânico sólido, cristalino e de sabor adocicado. Ao observar a estrutura do gliceraldeído, pode-se constatar a existência de duas configurações, conforme a imagem abaixo.
Com base nas estruturas e características relativas aos isômeros do gliceraldeído, pode-se afirmar que eles são:
Inibidores são substâncias que, uma vez adicionadas ao meio corrosivo ajudam a diminuir a taxa de corrosão. Nas indústrias de petróleo, é muito comum o uso de substâncias orgânicas, como as aminas, pois são facilmente adsorvidas pelas estruturas metálicas formando um filme protetor, impedindo assim o contato com o meio corrosivo.
..
Entre as substâncias apresentadas acima, a única que poderia atuar como inibidora no sistema descrito é a:
O glifosato é o agrotóxico mais popular no Brasil. Ele representa 62 % do total de herbicidas usados no país e, em 2016, as vendas desse produto químico em milhares de toneladas foram superiores à soma dos sete outros pesticidas mais comercializados em território nacional.
(Fonte: BBC News Brasil 27 de maio de 2021.)
Em relação à molécula do glifosato (1), é correto afirmar que ela apresenta os grupos funcionais:
Dada a reação hipotética:
A partir de dados experimentais, verifica-se que o composto A é um reagente de terceira ordem e a substância B é um reagente de primeira ordem da reação.
Se duplicarmos as concentrações dos reagentes A e B, a
velocidade dessa reação aumentará:
A solução aquosa capaz de evitar a desmineralização dos dentes é:
Nessa reação, o elemento químico que sofre oxidação tem como símbolo:
Dados: massa molar do NaCl = 58,5g/mol
Gregos teriam decorado seus vasos funerários com gesso, revela estudo
“Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Palermo, localizada na Itália, descobriu que os antigos gregos teriam usado gesso para fazer algumas das pinturas presentes em seus vasos funerários (...). Eles puderam identificar sulfato de cálcio (origem do gesso) nas figuras brancas presentes em vasos de fundo preto ou vermelho, o que lhes permitiu entender melhor o processo de desenvolvimento desses objetos artísticos”. (Adaptado)”
Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/gregosteriam-decorado-seus-vasos-funerarios-com-gesso-revela-estudo.phtml. Acesso em 10/01/2023
A fórmula molecular da substância química identificada nas figuras dos vasos funerários é: