Questões da Prova FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista - Arquivologia - Reaplicação

Foram encontradas 10 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q793426 Arquivologia
No âmbito das instituições arquivísticas públicas, a transferência e o recolhimento de documentos são considerados, respectivamente, como:
Alternativas
Q793421 Arquivologia
Na avaliação de documentos arquivísticos, o estabelecimento dos valores é fundamental. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os valores dos documentos de arquivo. ( ) Os documentos de valor mediato possuem caráter administrativo, legal ou fiscal, enquanto os documentos de valor imediato possuem caráter histórico, probatório e informativo. ( ) O valor imediato refere-se ao uso para outros fins que não aqueles para os quais os documentos foram criados. ( ) O valor probatório é aquele que comprova a existência, o funcionamento e as ações da instituição. ( ) O valor informativo é quando o documento contém informações essenciais sobre maté­rias com que a organização lida, para fins de estudo ou pesquisa. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q793414 Arquivologia
O valor secundário dos documentos é um valor residual que os "papéis" ainda podem conservar (Bellotto, 2006, p.118). Nesta perspectiva afirma-se que os documentos com valor secundário: 1. Continuam a apresentar valor administrativo, jurídico, financeiro para a administração de origem ou para outras administrações, depois de ter perdido seu valor primário para as operações correntes. 2. Foram produzidos por órgãos públicos, fornecem provas originais, têm incontestável característica de imparcialidade porque reproduzem os fatos e atos, contexto amplo da atividade geradora e o ambiente cultural. 3. Possuem valor de testemunho ou de "documentação funcional", isto é, refletem a evolu­ção histórica da administração de origem. 4. Têm valor de informação, isto é, apontam uma contribuição importante para a pesquisa e para os estudos no domínio do conhecimento, qualquer que seja. 5. Podem ter valor para a proteção dos direitos cívicos, jurídicos e de propriedade de certos cidadãos ou de toda a população; trata-se de um valor ligado aos direitos individuais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Q793413 Arquivologia
Uma das funções arquivísticas fundamentais é a avaliação de documentos, prevista na Resolução no 14/2001 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que trata da Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo, relativos às atividades-meio da administração pública. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a avaliação de documentos de arquivo, de acordo com a referida resolução. ( ) A avaliação de documentos define quais documentos serão preservados para fins administrativos ou de pesquisa e em que momento poderão ser eliminados ou destinados aos arquivos intermediário e permanente, segundo o valor e o potencial de uso que apresentam para a administração que os gerou e para a sociedade. ( ) Na avaliação de documentos arquivísticos públicos não é recomendável a seleção por amostragem, pois esse processo não permite a preservação de parcela de documentos do conjunto documental destinado à eliminação, com o objetivo de resgatar procedimentos administrativos vigentes em determinada época ou lugar. ( ) Nos documentos que possuem como destina­ção final a eliminação, a mudança de suporte é um processo que traz vantagens, como garantir a preservação de documentos originais passíveis de destruição pelo manuseio, bem como a segurança do acervo contra furto, incêndios, inundações; agilizar a recuperação das informações, bem como o seu intercâmbio. ( ) A avaliação de documentos arquivísticos públicos ocorrerá mediante aplicação da Tabela de Temporalidade de documentos, aprovada pela instituição arquivística na sua respectiva esfera de competência, contendo os conjuntos documentais da instituição, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária e a destinação final, além de campo para observações. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q793411 Arquivologia
A gestão de documentos de arquivo deve ser realizada considerando-se os princípios arquivísticos. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos princípios arquivísticos fundamentais apresentados por Bellotto (2006). ( ) Um dos princípios que pode ser considerado fundamental em qualquer atividade arquivística é o princípio da organicidade, segundo o qual o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. ( ) Os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Essa definição refere-se ao princípio da cumulatividade. ( ) De acordo com o princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística, não obstante sua forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos. ( ) Segundo o princípio da unicidade, arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: E