O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
35%

Prepare-se para sua aprovação com até 35% OFF e aproveite as oportunidades de concursos públicos em 2022 🚀

Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre teoria quântica em física

Foram encontradas 55 questões

Ano: 2014 Banca: IBFC Órgão: SEPLAG-MG
Q1220171 Física
Em 1924, o físico francês Louis de Broglie (1892- 1987) propôs que uma partícula poderia apresentar propriedades ondulatórias e corpusculares. Este modelo, chamado de dualidade partícula-onda, não foi amplamente aceito na ocasião, mas atualmente é empregado em diversos equipamentos, incluindo em microscopia. Assinale a alternativa que apresente um equipamento que não faça uso deste modelo.
Alternativas
Q1166103 Física

Um dêutron e um próton penetram simultaneamente no interior de um capacitor plano carregado, normalmente à placa negativa, através de dois furos nela existentes, com velocidades respectivamente iguais a Imagem associada para resolução da questão , e 2Imagem associada para resolução da questão , como ilustra a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Suponha que essas velocidades sejam tais que nenhum dos dois consiga atingir a placa positiva. Assim, o dêutron inverte o sentido de movimento decorrido intervalo de tempo Δt, a uma distância d da placa negativa. Já o próton inverte o sentido de seu movimento decorrido um intervalo de tempo Δt’, a uma distância d` da placa negativa.

Lembre-se de que o dêutron é o núcleo do átomo do deutério, sendo constituído, portanto, por um próton e um nêutron. Despreze os efeitos de borda.


Esses intervalos de tempo Δt e Δt’ e essas distâncias d e d’ são tais que

Alternativas
Q1164965 Física
Considerando Δx, Δy e Δz as incertezas nas medidas das posições de uma partícula de massa m e Δpx, Δpy e Δpz as incertezas nas quantidades de movimento da referida partícula, assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da incerteza de Heisenberg, com h sendo a constante de Planck.
Alternativas
Q1164959 Física
A abordagem clássica do efeito de radiação de corpo negro gerava uma dificuldade de explicação conhecida pelo nome de catástrofe do ultravioleta. Tal nome foi dado a essa dificuldade porque a explicação clássica
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEDU-ES Prova: FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - Física |
Q940236 Física

Stefan e Boltzmann formularam uma lei que relaciona a potência irradiada P com a área A da superfície emissora e a temperatura absoluta T de um corpo.

P = ε. σ. A. T4, sendo σ uma constante universal σ = 5,7 . 10−8 W/m2 . K4 e ε uma constante numérica menor do que 1, denominada emissividade da superfície.

Da mesma forma que um corpo irradia calor, ele também absorve calor do ambiente circundante, com mesmo valor de ε. Assim, a potência efetiva irradiada por um bloco de alumínio polido (ε = 0,05), de área A = 0,20 m2, à temperatura de 127 °C, num ambiente a 27 °C vale em W, aproximadamente,

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: D