Questões da Prova FGV - 2009 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1

Foram encontradas 6 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q24391 Economia
A tabela a seguir mostra as preferências de Manoel por cestas de consumo compostas por caquis e tomates.
Imagem 024.jpg
A partir dos dados da tabela e supondo que suas preferências são bem comportadas em relação a esses bens de consumo, ou seja, que esses bens são tidos como bens normais, é correto concluir que:
Alternativas
Q24387 Economia
A respeito da incidência tributária em mercados competitivos, analise as afirmativas a seguir:

I. Um imposto específico sobre as vendas é aquele que arrecada um montante fixo por unidade vendida. Se ele deve ser pago pelo vendedor, em relação a uma situação antes da incidência de impostos, há um deslocamento para cima da curva de oferta em razão da redução da propensão a pagar dos consumidores do produto vendido.

II. Um imposto é denominado ad valorem quando é estabelecido como um percentual do preço do produto ou da base de incidência. Se aplicado sobre o consumidor, em relação a uma situação antes da incidência de impostos, a curva de demanda se tornou menos inclinada, girando em torno da quantidade demandada quando o preço é igual a zero.

III. De uma forma geral, a distribuição da carga tributária entre consumidores e vendedores depende, dentre outros fatores, da elasticidade-preço dos consumidores.

Assinale:
Alternativas
Q24384 Economia
Seja C(q) uma função de custos totais de uma empresa para a quantidade q produzida. A respeito do comportamento das curvas de custos marginais e fixos, analise as afirmativas a seguir:

I. Se C(q) = F + cq onde F e c são constantes positivas, então custos marginais são crescentes em relação a q, exceto quando q é zero e os custos médios, maiores que o custo marginal.

II. Se C(q) = F + aqImagem 023.jpg onde F e a são constantes positivas, então custos marginais são crescentes em relação a q e a curva de custo médio é decrescente até determinado nível de produção q* positivo, passando a constante a partir de então.

III. Curvas de custo marginal crescentes para toda quantidade q positiva implicam custos médios decrescentes para toda quantidade q positiva.

Assinale:
Alternativas
Q24382 Economia
Considere uma estrutura de mercado oligopolista, composto por duas empresas que interagem, estrategicamente, num mercado de produtos homogêneos.

Assuma que a demanda é bem comportada e as estruturas de custos das empresas são iguais, com retornos constantes de escala.

Com relação à implicação sobre a intensidade da concorrência ao se adotar o modelo de concorrência em preço (à la Bertrand) no lugar de concorrência em quantidades (à la Cournot), assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q24380 Economia
Uma das mais importantes distorções do monopólio é derivada da capacidade de a empresa monopolista definir o preço de mercado. Essa distorção é medida pela perda de bem estar social.
A respeito do texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. A perda de bem estar social é a diferença entre o bem estar sob o preço de equilíbrio num mercado competitivo e o bem-estar sob o preço de monopólio.

II. A perda de bem estar social é tão maior quanto menor a elasticidade-preço do consumidor.

III. É possível que a perda de bem-estar social não decresça com a elasticidade-preço do consumidor.

Assinale:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: B