Questões da Prova IDECAN - 2016 - Prefeitura de Natal - RN - Assistente Social

Foram encontradas 2 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q676868 Serviço Social
A institucionalização e a legitimação do Serviço Social como profissão, no Brasil, têm como fundamento os processos de reprodução social da vida e nestes, particularmente, as diversas manifestações da questão social, como a pobreza, a subalternidade e a exclusão social. A profissão resulta de circunstâncias históricas definidas e se consolida na medida em que se constituem no país, políticas e padrões de natureza específica. Em relação às políticas e padrões de natureza específica discorridos no contexto anterior, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Políticas sociais. ( ) Políticas empresariais. ( ) Políticas econômicas. ( ) Padrões institucionais. ( ) Padrões de proteção social.
A sequência está correta em
Alternativas
Q676862 Serviço Social
A Constituição Federal de 1988 foi um marco importante para a história brasileira porque ela ampliou as situações sociais que devem ser reconhecidas como direito do cidadão. Muitas situações que antes eram vistas como “problema de cada um” ou “coisa de pobre” passaram a ser vistas como uma “questão de todos”, ou seja, passaram para o entendimento da responsabilidade pública e devem ser garantidos pela lei. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que compõem o Estado brasileiro passaram a garantir a proteção do cidadão por dois caminhos: o contributivo, que tem a ver com a proteção social para as pessoas que pagam a previdência social; e o não contributivo, que não tem ligação com o trabalho com carteira assinada ou contribuição à previdência social. Assinale a alternativa que descreve INCORRETAMENTE um direito social classificado como contributivo, conforme contexto anterior.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D