Questões da Prova CESPE - 2018 - EBSERH - Fisioterapeuta - Neurofuncional

Foram encontradas 12 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1011838 Fisioterapia

Acerca das fraquezas neuromusculares agudas, julgue o item subsecutivo.


A síndrome de Guillain-Barré, a neuropatia paralítica aguda mais comum e mais grave, geralmente é precedida por infecção ou outra estimulação imunológica que induz a uma resposta autoimune aberrante visando a nervos periféricos e suas raízes espinais.

Alternativas
Q1011837 Fisioterapia

Com relação à neurofisiologia da dor, julgue o item subsequente.


Os opioides endógenos — como endorfinas, encefalinas e dinorfinas —, liberados por vias descendentes analgésicas, inibem a liberação de substância P, bloqueando o impulso da dor ao longo das vias superiores.

Alternativas
Q1011836 Fisioterapia

Com relação à neurofisiologia da dor, julgue o item subsequente.


A via neopaleoespinotalâmica — de condução rápida, formada por fibras tipo C pequenas e não mielinizadas — é a via de percepção da dor em pontada e bem localizada, ao passo que a via paleoespinotalâmica — de condução lenta, formada por fibras do tipo Aδ — é a via de percepção da dor em queimação, mal localizada e difusa.

Alternativas
Q1011822 Fisioterapia
A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue o item a seguir.


A discriminação tátil é mais rápida em um membro afetado pela SDCR do que em um não afetado, em razão do aumento da sensibilidade causada pela SDCR.

Alternativas
Q1011819 Fisioterapia
Um homem com cinquenta e dois anos de idade, pedreiro de construção civil, chega ao hospital queixando-se de muita dor no braço direito. Ele conta que, há seis meses, sofreu queda de um andaime, que estava a três metros do solo, e contundiu o braço direito. Logo depois, desenvolveu, no braço e antebraço direito, uma dor que perdura até o momento. Na época da queda, o paciente foi avaliado em um pronto atendimento, onde fez uma radiografia do braço, a qual não apresentou anormalidades e, por isso, ele não foi tratado. Desde a lesão, a dor e o inchaço persistem. O exame físico revela que o braço direito é mais úmido e peludo que o esquerdo; não há fraqueza específica ou mudança sensorial, e a dor não melhora ao elevar o braço, no entanto, o braço direito é claramente mais edemaciado que o esquerdo, e a pele parece brilhante e fria.

Considerando esse caso clínico, julgue o item subsequente.


A lesão do plexo braquial é a provável causa da dor do paciente.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: E