Questões de Concurso Sobre jogos e suas características: pedagógicos, de raciocínio e psicomotor em pedagogia

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Q2451431 Pedagogia
As necessidades das crianças de 0 a 6 anos são:


I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.


II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.


III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar, compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.



Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2451430 Pedagogia
Quanto as atividades de rotina das crianças, acompanhadas e registradas pelo Auxiliar de Creche, analise os itens a seguir:

I. Café da manhã – opções: “comeu” / “não comeu” / “comeu pouco”.

II. Sono – opções: “dormiu” / “não dormiu”.

III. Evacuação – opções: “fez” / “não fez”.

IV. Atividades para a coordenação motora fina – opções: “Inicial” / “Elementar” / “Maduro”.

V. Atividades para a coordenação motora grossa – opções: “Inicial”. / “Elementar” / “Maduro”

VI. Socialização – opções: “brincou com os colegas” / “não brincou”.


Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q2447851 Pedagogia
Analisem as seguintes afirmativas sobre a relação entre os jogos tradicionais e a tecnologia no contexto educacional e indiquem se são verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Jogos tradicionais, como amarelinha e cabo de guerra, são obsoletos em um ambiente educacional moderno, dominado pela tecnologia.


( ) A incorporação de tecnologia em jogos educacionais pode melhorar a motivação e o engajamento dos alunos.


( ) Jogos tradicionais não oferecem nenhum benefício no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras das crianças.


( ) O uso excessivo de jogos tecnológicos pode levar a um estilo de vida sedentário e afetar negativamente a saúde física das crianças.


( ) A integração de jogos tradicionais e tecnológicos pode oferecer uma abordagem equilibrada, beneficiando diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.



A sequência correta de cima para baixo é:  
Alternativas
Q2447616 Pedagogia

Julgue o item subsequente.


Brincando e jogando, a criança aplica seus esquemas mentais à realidade que a cerca, apreendendo-a e assimilando-a. Brincando e jogando, a criança reproduz as vivências, transformando o real de acordo com seus desejos e interesses. Por isso, pode-se dizer que, através do brinquedo e do jogo, a criança expressa, assimila e constrói a realidade.

Alternativas
Q2447584 Pedagogia

Julgue o item subsequente.


Para a criança, as brincadeiras proporcionam um estado de prazer, o que leva à descontração e, consequentemente, ao surgimento de novas ideias criativas que facilitam a aprendizagem de novos conteúdos e interações conscientes e inconscientes, favorecendo a confiança em si e no grupo em que está inserida.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: C
5: C