Questões de Concurso Comentadas sobre temas contemporâneos: bullying, violência, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais em pedagogia

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2394695 Pedagogia
A violência nas escolas públicas brasileiras atualmente está descontrolada. São casos e mais casos que vemos na mídia, que são de dar medo. Isso tudo é um horror, por isso, somos totalmente contra a qualquer tipo de violência, pois ela afeta, principalmente, a qualidade de ensino, devido a perda de tempo para resolver conflitos nas salas. Em todas as escolas quem sofre bastante com a violência são os professores. De acordo com uma pesquisa da Internacional Stress Management (ISMA, 2022), realizada em São Paulo e Porto Alegre, 47% dos professores já sofreram agressões verbais e 11% chegaram a ser agredidos fisicamente, isso é realmente um absurdo, assim, fica impossível propiciar um ensino de qualidade. A respeito da violência e suas consequências na escola e na aprendizagem dos alunos marque o que for correto:

I. o papel da família, em minha opinião, é realmente muito importante para a diminuição dos casos de violência nas escolas. Apesar de alguns alunos serem violentos, esses vêm de casa com esse tipo de atitude, sofrem violência doméstica e veem os pais alcoolizados. No entanto, os principais afetados pela violência são, tristemente, os alunos que vão para a escola, em busca de um futuro.
II. a escola é um lugar para aprender, brincar, fazer novos amigos e não para ser saco de pancadas. O grande problema dessa violência, é o fato de o estudante não conseguir se concentrar nas aulas, consequentemente suas notas caem, isso é culpa da violência, porque os alunos ficam com medo e faltam nas aulas. No caso dos agressores, jogam papeizinhos nos outros, conversam muito e não param sentados.
III. Algumas medidas poderiam ser tomadas pelos diretores para acabar com a violência. Proporcionar palestras para os alunos se conscientizarem daquilo que estão fazendo, colocar psicólogos nas escolas para orientar os alunos e seus pais e evitar trocas de salas para que não haja contato entre os alunos. Tomando algumas dessas medidas, portanto, as escolas poderiam ter maior rendimento e os alunos seriam menos violentos.

Marque a única alternativa correta: 
Alternativas
Q2370007 Pedagogia
O trabalho de educação em sexualidade com crianças é integrado às atividades diárias da escola, em situações de jogos, brincadeiras e histórias. Aos educadores, cabe acolher as manifestações da sexualidade infantil e sua curiosidade sexual, suprindo as lacunas de informação muitas vezes decorrentes de:
Alternativas
Q2313117 Pedagogia
Segundo o levantamento do Observatório Febraban – Pesquisa Febraban Ipespe “Bullying e Cancelamento: Impacto na vida dos brasileiros”, 79% dos entrevistados acham que os casos de bullying cresceram muito no Brasil. A impressão sobe para 85% em relação a essas práticas através de redes sociais, celulares, plataformas de mensagens e jogos. E a preocupação com o tema cresce na mesma medida. Entre os pais com filhos em idade escolar, 81% expressam o receio de que seus filhos sejam vítimas de tais práticas. Os que apontam maior preocupação são as mulheres (85%) e os mais jovens de 18 a 24 anos (90%). Para 75% dos entrevistados, atitudes que discriminam, humilham ou ridicularizam alguém não podem ser consideradas uma brincadeira.
(Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/06/preocupacao-com-bullying-cresce-no-pais-e-combate-e-insuficiente-dizpesquisa.ghtml.)


Considerando este aspecto, a escola deverá:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2023 - IF-ES - Assistente de Aluno |
Q2310275 Pedagogia
Outra forma de violência que vem impactando severamente a vida de crianças e adolescentes em diversas partes do mundo é o cyberbullying. Com base em Wendt e Lisboa (2014), analise as proposições abaixo:
I. Um dos aspectos centrais do conceito de cyberbullying é de que existe um desequilíbrio de poder entre agressor e vítima, sendo que este poder pode ser mantido por meio da força física e da persuasão. II. No cyberbullying, a violência ocorre a qualquer hora ou momento do dia e torna praticamente impossível à vítima escapar das agressões. III. Nos casos de cyberbullying, pelo chamado efeito da desinibição, o agressor pode sentir confiança e coragem diante da possibilidade de permanecer anônimo, achando que nunca será surpreendido. IV. Dos efeitos do cyberbullying sobre as vítimas, estudos reportam a associação desse tipo de violência com níveis elevados de ansiedade, o uso e o abuso de psicotrópicos, maior severidade de transtornos emocionais, como a depressão, ideias ou tentativas de suicídio e prejuízos na escola. V. Nos casos de cyberbullying, há uma permanência ao longo do tempo das atitudes agressivas, com a vítima podendo ser capaz de prever em quais situações se encontra em risco potencial.

Marque a opção que indica a análise CORRETA acerca das proposições apresentadas.
Alternativas
Q2306230 Pedagogia
Na escola, os cruéis padrões de beleza e comportamento ditados pela sociedade aparecem como normas. Em geral, um grupo dominante reafirma e dita esses padrões dentro do âmbito escolar, fazendo com que se estabeleça uma regra (a normalidade) e tudo aquilo que fuja dessa regra seja considerado como inferior e digno de sofrimento e exclusão. O grau de popularidade dos que se consideram superiores e a sua maior aceitação pelo grupo fazem com que eles se sintam no direito de tratar mal aqueles que não são populares e não se enquadram no padrão do grupo. Além da intimidação, da perseguição e da violência psicológica, o bullying pode levar à violência física. Os profissionais da educação devem ficar atentos para evitar os casos de bullying e resolver a situação, conscientizando os agressores e auxiliando as vítimas. A partir deste contexto, sobre o bullying é correto afirmar:

I. caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação.
II. ataques físicos; insultos pessoais; comentários sistemáticos e apelidos pejorativos; grafites depreciativos; expressões preconceituosas caracterizam Bullying.
III. capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema do Bullying é uma ação necessária do Poder Público.
IV. a integração dos meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade pode ser uma das forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni e combater o Bullying.

Marque a única alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: C