Questões da Prova RBO - 2017 - Prefeitura de Piracicaba - SP - Professor Substituto de Ensino Fundamental

Foram encontradas 11 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q962490 Pedagogia

”Pouco antes do horário de ir à escola, a criança diz que tem dor de barriga e pede para faltar. Em casa, não desgruda da Internet. Senhor pai ou responsável: pense duas vezes antes de castigar seu filho ou chamá-lo de preguiçoso”. (UOL EDUCAÇÃO, Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2011/03/24/bullyingidentifique-se-o-seu-filho-e-vitima-desse-tipo-deintimidacao.htm. Acesso em: 17 de set.2017)


O contexto exige atenção, mas como reconhecer se, de fato, dada situação constitui-se em bullyng? O fato é que certas atitudes eram praticadas sem a devida atenção e, ao longo do tempo, traumas irreversíveis foram desencadeados pela ausência devida de atenção e importância. Sobre o assunto, analise as proposições a seguir, atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Um dos desafios para a identificação do bullying é o fato de muitas dessas práticas serem aceitas como meras brincadeiras por pais e professores - crianças que se dão apelidos, fazem gozações e chacotas umas com as outras.

( ) A popularização da Internet entre adolescentes e crianças é outro fator que contribui para o aumento do bullying, já que no mundo virtual as pessoas não precisam “dar as caras”.

( ) É preciso estimular a autoestima dos pequenos. As maiores vítimas são as crianças tímidas, que não conseguem se defender e exigir que os colegas parem com a brincadeira.


Assinale a alternativa que apresente respectivamente a sequência correta.

Alternativas
Q962487 Pedagogia

“Como sabemos, ensinar os alunos a ler e escrever é uma das principais tarefas da escola. A leitura e a escrita são muito importantes para que as pessoas exerçam seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se informar e aprender coisas novas ao longo de toda a vida” (MEC, 2006; p.05). Diante disto, crianças e adolescentes


I. devem ter contato com diferentes textos.

II. precisam ouvir histórias, observar adultos lendo e escrevendo.

III. necessitam participar de uma rotina de trabalho com pouca variedade, mas estimulante.

IV. devem receber muito incentivo dos professores e da família para que, na idade adequada, aprendam a ler e escrever.


É correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q962482 Pedagogia

A) "Tenho 200 bonequinhos e comprei mais 50. Depois, dei 30 para meu amigo. Com quantos fiquei?". O mais usual, em situações como essa, é realizar as operações em sequência (primeiro, somam-se 200 e 50. Depois, subtraise 30 desse total). No fim, chega-se ao resultado – quase sempre, um número "de verdade". E quanto à álgebra? Considere o seguinte exemplo: B) "Sabendo que o produto de dois números é 5.542, qual será o resultado se somarmos 1 ao primeiro dos números e depois o multiplicarmos pelo segundo?" (O ensino da álgebra no ensino fundamental. Revista Nova Escola, 2009). Considerando o contexto apresentado, analise as proposições a seguir, atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A álgebra opera por uma lógica diferente do proposto em A.

( ) A álgebra opera por uma lógica muito similar ao proposto em A.

( ) O passo a passo aritmético proposto em A não funciona para o proposto em B.

( ) Na álgebra, tem-se uma diferença importante relacionada ao sinal de igual. A turma pode ter se acostumado a entender que o que está do lado esquerdo da igualdade são as parcelas da conta, e o que vem do lado direito, logo depois do "=", é o resultado, geralmente expresso por um único número.

( ) Não há nenhuma diferença significativa entre os dois processos, consequentemente, no raciocínio resolutivo de A e de B.


Assinale a alternativa que apresente respectivamente a sequência correta.

Alternativas
Q962481 Pedagogia

Na última reunião de planejamento pedagógico, Izaura levou uma proposta envolvendo o tema sexualidade. Depois de muitas trocas e compartilhamento de saberes, todos concordaram que a temática era importante. Assim, todos os docentes incluíram o assunto no plano de trabalho e puderam dar sua colaboração. A esse respeito, considere:


I. O conhecimento constitui-se de uma teia complexa de partes interdependentes.

II. Uma temática transversal pode caminhar por entre todos os campos do saber.

III. Transversalidade e interdisciplinaridade podem coexistir sem prejuízos à aprendizagem.

IV. O fato dos docentes incluírem a temática da sexualidade em seus planos de trabalho pode prejudicar a ministração dos assuntos curriculares.

V. Sexualidade não é um tema transversal, mas sim conteúdo comum obrigatório.


É correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q962477 Pedagogia

A escola “Júlio Chaves” tem um corpo docente que aprecia o trabalho pedagógico por meio de projetos. O conteúdo de Ciências da Natureza não é trabalhado isoladamente do conteúdo de Ciências Humanas, ao contrário, sempre há uma conexão o que torna os projetos de aprendizagem ainda mais interessantes. Da última vez, o envolvimento foi tanto que motivou a articulação entre todos os docentes e respectivos saberes sob uma corrente única de parceria. A professora Clara, que é responsável pelo 3º ano do Fundamental I, aproveitou o ensejo para integrações mais complexas acerca dos diferentes saberes de sua responsabilidade.


É possível afirmar que, nesta escola, os projetos sejam

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: D
5: C