O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Garanta o seu lugar em nosso lançamento para ter acesso a ofertas exclusivas! QUERO PARTICIPAR AGORA

Questões de Concursos

Foram encontradas 20 questões

Q597003 Pedagogia
Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Configura um amplo processo de avaliação operacionalizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a fim de subsidiar a produção de indicadores de qualidade.
( ) Inclui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente como estratégia para avaliar o nível de conhecimento de professores.
( ) Inclui processos de avaliação interna e externa das instituições de educação superior, servindo para orientar o processo de renovação e reconhecimentos de cursos de pós-graduação.
( ) Inclui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) que tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
Assinale a sequência correta
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q597002 Pedagogia
O Programa que tem como principal objetivo fomentar a criação e a consolidação de núcleos de acessibilidade nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), os quais respondem pela organização de ações institucionais que garantam a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica, eliminando barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação, denomina-se
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q597001 Pedagogia
Em se tratando da formação de professores da educação superior, na perspectiva das teorias críticas, analise as proposições a seguir.
I - No sentido etimológico, docência tem suas raízes no latim - docere - que significa ensinar, instruir, mostrar, indicar, dar a entender. Essa conceituação vem sendo questionada, pois há entendimento de que o trabalho docente, especialmente na educação superior, demanda muitas tarefas que transcendem os limites da sala de aula.
II - No contexto da sociedade do conhecimento, a formação de professores para a educação superior precisa ser promovida levando em conta a complexidade do mundo globalizado, os avanços no campo das tecnologias da informação e da comunicação e os impactos dos processos de produção capitalista nas relações sociais.
III - A formação de professores da educação superior precisa considerar que a docência é um ato político que requer disposição para a produção de projetos coletivos e para debates permanentes sobre a educação, visto que se trata de uma prática social que não está isenta de conflitos.
IV - Em se tratando de cursos de formação continuada de professores para o magistério em cursos de graduação das áreas técnicas, deve-se dar centralidade aos conhecimentos específicos prescindindo de postulados pedagógicos, pois o objetivo é formar trabalhadores ajustados às exigências do modo de produção capitalista.
Estão corretas as proposições
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q597000 Pedagogia
Nas últimas décadas, a formação de professores para a educação superior passou a fazer parte dos debates educacionais, fomentando o desenvolvimento de estudos nesse campo. Em relação a essa temática, analise as afirmativas.
I - A LDB de 1996 tratou a formação de docentes para a educação superior apenas no Artigo 66, estabelecendo que a preparação para o exercício do magistério superior deve ser feita em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.
II - A LDB de 1996 estabeleceu que a formação docente para a educação superior deve incluir Estágio de Docência de, no mínimo, trezentas horas, a fim de assegurar a articulação entre formação acadêmica e exercício profissional.
III - A diversificação das Instituições de Educação Superior (IES), prevista na legislação educacional brasileira, não tem implicações na formação de docentes, porque é exigida, de todas as IES, a composição do corpo docente com mestres e doutores.
IV - No âmbito das universidades públicas, a docência adquire um sentido mais amplo do que nas instituições que não se configuram como universidades, porque inclui ensino, pesquisa, extensão e gestão colegiada, bem como busca de financiamento, negociação de projetos e convênios com empresas e instituições, assessorias, participação como especialistas em diversas instâncias científicas etc.
Está correto o que se afirma em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q596999 Pedagogia
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado no contexto das atuais políticas educacionais, foi regulamentado pelo Decreto N.º 5.800/2006. Em relação aos objetivos da UAB, considere:
I - Desenvolver cursos de graduação e de pós-graduação, lato e stricto sensu, na modalidade presencial e a distância.
II - Oferecer, exclusivamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada como forma de responder ao problema da escassez de professores da educação básica.
III - Oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
IV - Ampliar o acesso à educação superior pública, reduzindo as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País.
São objetivos da UAB:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: C