Questões da Prova PUC-PR - 2017 - TJ-MS - Técnico de Nível Superior - Engenheiro Eletricista

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q849354 Engenharia Elétrica

Neste circuito, a chave S1 ficou fechada por muito tempo até atingir um estado estacionário. Após esse tempo, a chave S1 é aberta. A tensão sobre o resistor R2 (VR2 como mostrado na figura) imediatamente após a chave S1 ser aberta é de


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q849352 Engenharia Elétrica

Um engenheiro que trabalha com CFTV precisa ligar uma câmera de vídeo, que apresenta impedância de 50 ohms, com um par trançado de 100 ohms, visando a economizar, pois um cabo coaxial de 50 ohms é bem mais caro que par trançado de 100 ohms. Para fazer esta ligação com a melhor transferência de energia, ele utiliza um transformador, com N1 espiras no lado da câmera e N2 espiras no lado do par trançado.


A relação de espiras (N1/N2), para garantir a melhor transferência de energia, deve ser

Alternativas
Q849351 Engenharia Elétrica

Observe o circuito apresentado.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nos valores dos componentes, supondo que o capacitor C1 se encontra descarregado, após a chave S1 ser fechada, pode se afirmar que

Alternativas
Q849350 Engenharia Elétrica

Sobre os motores elétricos, avalie as afirmações a seguir.


I. Um motor de indução trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor menor que a velocidade síncrona (aquela com que gira o campo magnético).

II. Um motor síncrono trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor variando, conforme o torque mecânico no eixo, quando em funcionamento normal.

III. Um motor de indução (bobinado) trifásico pode ter o seu torque de partida alterado pela inserção de resistências externas em série com o enrolamento do rotor.

IV. Um motor de indução monofásico não necessita de um segundo enrolamento cruzado, pois como o fluxo magnético varia com o tempo isto garante o seu funcionamento.


Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s)

Alternativas
Q849349 Engenharia Elétrica

Visando a proteger a entrada de energia de um sistema monofásico de corrente alternada, um circuito de proteção contra descargas atmosféricas foi desenvolvido. Esse circuito é composto por um varistor e um centelhador a ar (somente centelhador sem circuito de disparo) entre a fase e o neutro, montado na entrada de energia. Sobre este circuito, avalie as seguintes afirmações:


I. Sem um indutor de coordenação entre varistor e o centelhador, o centelhador nunca irá atuar.

II. Podemos substituir o varistor por um DIAC, que é tão rápido quanto o varistor e não degrada.

III. Deve ser previsto um fusível em série com o varistor para evitar que ele entre em combustão.

IV. A função do centelhador a ar é atuar antes do varistor para evitar que este se degrade quando submetido a uma descarga de grande magnitude.


É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: B
5: D