Questões de Concurso

Foram encontradas 37 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1766196 Enfermagem
    Uma senhora de 71 anos de idade, pesando 73 kg e com 1,53 m de altura, foi admitida em uma clínica médica com insuficiência cardíaca congestiva, apresentando dispneia, fadiga e edema no tornozelo. Queixava-se de dificuldades para dormir, tendo que utilizar dois travesseiros, se sentia muito inchada e não estava se alimentando bem devido à falta de apetite. O exame físico revelou sons respiratórios diminuídos e finos estertores na base dos dois pulmões, presença de terceira bulha cardíaca (B3), temperatura de 37,2 ºC, frequência cardíaca de 130 bpm e pressão arterial de 150/64 mm Hg. Os exames laboratoriais de interesse foram: albumina: 1,82 g/dL; hemoglobina: 11,5 g/dL; hematócrito: 34%; e SaO2: 89%. Como terapia medicamentosa, foram prescritos enalapril, furosemida, digoxina e oxigênio suplementar.
Considerando esse caso clínico, assim como o planejamento da assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.
Nesse caso, devem-se incluir intervenções relacionadas à terapia nutricional, cabendo uma dieta de alto teor proteico, hipossódica, oferecida em intervalos menores e frequentes, além de restrição hídrica.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBSERH
Q1188143 Enfermagem
Julgue o próximo item, a respeito de especificidades e indicações relativas a vacinas.
A sala de vacinação é classificada como área crítica, devendo ser destinada exclusivamente à administração dos imunobiológicos, mas, excepcionalmente, considerando-se os diversos calendários de vacinação existentes, ela pode ser compartilhada com a administração dos imunobiológicos.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HUB Prova: CESPE - 2018 - HUB - Enfermagem |
Q1032152 Enfermagem

Recentemente, a terminologia “úlcera por pressão” foi modificada para “lesão por pressão”, tendo sido revisada também a nomenclatura dos estágios do sistema de classificação. Considerando o novo sistema de classificação de lesão por pressão, julgue o item seguinte.


A escala de Braden é um dos principais instrumentos de avaliação do risco de desenvolvimento de lesão por pressão e deve ser aplicada em pessoas com risco para desenvolvimento dessa lesão no momento da admissão para internação hospitalar e em intervalos regulares.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HUB Prova: CESPE - 2018 - HUB - Enfermagem |
Q1032131 Enfermagem

A respeito da sistematização da assistência de enfermagem, das bases teóricas da enfermagem e da implementação do processo de enfermagem, julgue o próximo item.


No desenvolvimento do processo de enfermagem, as teorias de médio alcance têm sido consideradas de suma importância por se tratarem de teorias mais abrangentes, menos específicas e com grande quantidade de conceitos abstratos.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HUB Prova: CESPE - 2018 - HUB - Enfermagem |
Q1032121 Enfermagem
      Uma mulher de cinquenta e sete anos de idade compareceu ao serviço ambulatorial para realizar curativo em úlcera na perna direita. Informou que a primeira úlcera iniciara havia dez anos e que a última recidiva ocorrera havia cinco anos. A paciente já havia sido internada várias vezes por infecção da ferida, tendo feito tratamento para erisipela três meses antes, com penicilina G benzatina intramuscular por trinta dias. No momento do atendimento, a mulher apresentava: pressão arterial de 140 mmHg × 80 mmHg; índice de massa corporal de 28 kg/m2 ; membros inferiores com edema moderado, 3+/4+, sem cacifo devido ao endurecimento do membro; eczema e descamação intensa da epiderme associados a queixa de prurido, hiperpigmentação e lipodermatoesclerose. Foi detectada a presença de pulso pedial em ambos os membros, mas o pulso tibial não pôde ser detectado, devido ao edema. O índice de pressão tornozelo/braço (ITB) era de 1,1. A úlcera localizava-se na região do maléolo medial direito, com 23,5 cm, superficial, bordas irregulares, recoberta por tecido avascular, amarelo, aderido, de aspecto membranoso. Havia drenagem de exudato seroso, sem odor, com volume moderado, sem sinais clínicos de infecção. A paciente queixava-se de dor moderada, compatível com a classificação 6 na escala de dor de 0 a 10, que cedia com analgésicos.

A respeito desse caso clínico, julgue o item que se segue.


Para o primeiro momento de tratamento, indica-se o desbridamento instrumental, seguido de curativo secundário da lesão com sulfadiazina de prata creme e neomicina associadas à bacitracina.


Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: E