O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Planos a partir de 12,00/mês

Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre epidemiologia e vigilância epidemiológica em enfermagem

Foram encontradas 937 questões

Q1886153 Enfermagem
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4/2017, sobre o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), alguns conceitos são considerados para fins de notificação compulsória de importância nacional. Sobre esses conceitos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Agravo. (2) Doença. (3) Epizootia. (4) Evento de saúde pública.

( ) Doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública.
( ) Qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.
( ) Situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida, alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade, bem como epizootias ou agravos decorrentes de desastres ou acidentes.
( ) Enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.
Alternativas
Q1886074 Enfermagem
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4/2017, sobre os conceitos de notificação compulsória, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Notificação Compulsória Imediata.
(2) Notificação Compulsória Semanal.
(3) Notificação Compulsória Negativa.

( ) Realizada em até sete dias, a partir do conhecimento da ocorrência de doença ou agravo.
( ) Realizada em até 24 horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.
( ) Comunicação semanal realizada por responsável pelo estabelecimento de saúde à autoridade de saúde, informando que, na semana epidemiológica, não foi identificada nenhuma doença, agravo ou evento de saúde pública constante da Lista de Notificação Compulsória.
Alternativas
Q1883534 Enfermagem
Segundo a Portaria nº 264/2020, do Ministério da Saúde, foi incluída mais uma doença na lista de Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Que doença é essa?
Alternativas
Q1882547 Enfermagem
O gerenciamento de risco (GR) vem sendo utilizado pelas organizações de saúde como um processo investigativo e técnico-científico para alcançar a qualidade da prestação de serviços e a segurança dos pacientes. Referente ao GR, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os eventos adversos são danos não intencionais decorrentes da assistência prestada ao paciente, não relacionados à evolução natural da doença de base.
( ) As notificações são oportunidades de aprender com os erros, seja pela farmacovigilância, pela tecnovigilância, pela hemovigilância ou pela notificação de incidentes assistenciais.
( ) O GR visa reduzir ao mínimo possível os impactos dos riscos na organização, utilizando um conjunto de técnicas que visa minimizar os efeitos dos danos, direcionando tratamento aos riscos que possam vir a causar danos.
( ) O enfermeiro iria colocar uma bolsa de sangue em um paciente homônimo àquele que não deveria receber essa bolsa, mas percebe antes de instalar. Essa ação gerou um evento adverso.
( ) O incidente de near miss e um evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.

A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1880592 Enfermagem
Em relação à cadeia epidemiológica de doenças infecciosas, o termo “colonização” refere-se à
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E
5: A