Questões da Prova COPERVE - UFSC - 2018 - UFSC - Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 4 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q872409 Enfermagem
Sabe-se que o desmaio é a perda súbita, temporária e repentina da consciência devido à diminuição de sangue e oxigênio no cérebro. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta os cuidados que devem ser administrados à vítima de desmaio.
Alternativas
Q872408 Enfermagem

Aranhas e escorpiões são animais encontrados muitas vezes no interior das casas, com uma tendência crescente a se adaptarem ao ambiente urbano, devido à facilidade de encontrarem alimento, como baratas. Inseticidas domésticos têm utilidade limitada no combate às aranhas e escorpiões; além de não impedirem que entrem nas casas, existe o risco de causarem intoxicação. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A aranha-marrom é muito comum no sul do país. Não é agressiva e só pica quando comprimida contra a pele. No momento da picada pode ocorrer uma leve dor e, após algumas horas, o local fica vermelho.

II. Lavar o local da picada com água ou água e sabão.

III. O soro antiaracnídico é utilizado para neutralizar a ação do veneno da aranha-marrom, da aranha-armadeira, e o do escorpião. Somente deve ser administrado com indicação médica.

IV. Torniquete, incisão e sucção no local da picada ajudam a evitar a disseminação do veneno.

Alternativas
Q872403 Enfermagem

Em relação ao atendimento de pacientes politraumatizados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O mecanismo do trauma é fator fundamental na anamnese do traumatizado. São considerados traumatizados de risco para lesões graves os pacientes que foram atropelados, vítimas de quedas de mais de seis metros de altura e os que foram vítimas de ferimentos penetrantes em tronco.

II. No atendimento à vítima politraumatizada, a sondagem nasogástrica está contraindicada na suspeita de fratura de base de crânio, pelo risco de penetração da sonda no encéfalo durante a sua introdução pela narina.

III. O edema peniano e o sangramento no meato uretral não contraindicam a passagem de sonda vesical de demora em casos de politraumatizados.

IV. O uso da prancha rígida e do colar cervical em vítima de acidente com trauma na coluna é fundamental somente no paciente que não tenha sinais/sintomas de lesão.

Alternativas
Q872402 Enfermagem
Em abril de 2016, o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), organização norte-americana dedicada à prevenção e ao tratamento de lesões por pressão, anunciou uma mudança em sua terminologia: a nomenclatura “úlceras por pressão”, datada de 2007, foi substituída pelo termo “lesão por pressão”, pois este descreve com mais precisão as lesões em peles intactas e ulceradas. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais diretrizes para prevenir a lesão por pressão.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A