Questões da Prova IESES - 2016 - SERGAS - Engenheiro - Obras

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2016 Banca: IESES Órgão: SERGAS Prova: IESES - 2016 - SERGAS - Engenheiro - Obras |
Q776506 Engenharia Civil

A tubulação enterrada deve manter um afastamento de outras utilidades, tubulações e estruturas o suficiente para permitir sua manutenção. Os tubos devem ser revestidos com fita de isolamento de auto fusão ou 2 demãos de primer ou envolvidos totalmente em uma canaleta de concreto. A profundidade das tubulações enterradas que derivam da rede geral até o medidor do consumidor deve ser no mínimo:

I. 30 cm a partir da geratriz superior do tubo em locais não sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações.

II. 10 cm a partir da geratriz superior do tubo em locais sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações.

III. 10 cm a partir da geratriz superior do tubo em locais não sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações.

IV. Qualquer dimensão, a partir da geratriz superior do tubo em locais não sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações.

Com isso podemos afirmar que:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IESES Órgão: SERGAS Prova: IESES - 2016 - SERGAS - Engenheiro - Obras |
Q776505 Engenharia Civil

O dimensionamento determina os diâmetros de vários trechos de uma instalação, respeitando-se determinadas condições relativas à pressão do gás de forma a proporcionar o adequado funcionamento dos aparelhos termodomésticos e dos reguladores. No dimensionamento da rede de distribuição interna, devem ser consideradas as seguintes condições:

I. Perda de carga máxima admitida para trecho de rede de instalação que alimenta diretamente um aparelho a gás é igual a 10% da pressão de operação, devendo ser respeitada a faixa de pressão de funcionamento do aparelho a gás.

II. Perda de carga máxima admitida para trecho de rede de instalação que alimenta um regulador de pressão é igual a 30% da pressão de operação, devendo ser respeitada a faixa de pressão de funcionamento do aparelho a gás.

III. Perda de carga máxima admitida para trecho de rede de instalação que alimenta diretamente um aparelho a gás é igual a 20% da pressão de operação, não devendo ser respeitada a faixa de pressão de funcionamento do aparelho a gás.

IV. Perda de carga máxima admitida para trecho de rede de instalação que alimenta um regulador de pressão é igual a 30% da pressão de operação, não devendo ser respeitada a faixa de pressão de funcionamento do aparelho a gás.

Com isso podemos afirmar que:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IESES Órgão: SERGAS Prova: IESES - 2016 - SERGAS - Engenheiro - Obras |
Q776504 Engenharia Civil

Para a execução das interligações da rede de distribuição interna com os aparelhos a gás, podem ser utilizados:

I. Tubos de cobre flexíveis, sem costura, com espessura mínima de 0,8 mm, que atendam às especificações da NBR 14745.

II. Tubos de borracha flexíveis para uso em instalações conforme especificações da NBR 14955.

III. Tubos metálicos flexíveis que atendam às especificações da NBR 1417.

IV. Tubos de PVC.

Podemos afirmar que:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IESES Órgão: SERGAS Prova: IESES - 2016 - SERGAS - Engenheiro - Obras |
Q776503 Engenharia Civil

O dimensionamento da tubulação de gás e a especificação dos reguladores de pressão devem manter a pressão nos pontos de utilização tão próxima quanto possível da pressão nominal estabelecida pelas Normas Brasileiras para os respectivos aparelhos de utilização de gás ou, na falta destes, da pressão nominal informada pelo fabricante. A pressão nominal para fogões, fornos, fogareiros e aquecedores de água a gás, todos de modelo doméstico, está estabelecida em: 2 kPa (0,02 kgf/cm2).

I. 4,2 kPa (0,04 kgf/cm2).

II. 2 kPa (0,02 kgf/cm2).

III. 3 kPa (0,03 kgf/cm2).

IV. 2,5 kPa (0,025 kgf/cm2).

Podemos afirmar que:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IESES Órgão: SERGAS Prova: IESES - 2016 - SERGAS - Engenheiro - Obras |
Q776499 Engenharia Civil

Em se tratando de segurança na utilização do gás natural, os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados - conforme norma brasileira NBR 13103 - pois, na queima do gás, o oxigênio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar.

Os aquecedores e boilers, além da ventilação permanente, necessitam de uma chaminé para a condução dos resíduos ao exterior, por um terminal externo tipo "T", para evitar o retorno do gás ao interior do ambiente. Neste caso estamos falando do:

I. Monóxido de carbono.

II. Monóxido de carbono e enxofre.

III. Enxofre e dióxido de carbono.

IV. Monóxido de carbono e dióxido de carbono.

É correto afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A