Questões da Prova CESGRANRIO - 2010 - IBGE - Analista de Planejamento - Geoprocessamento

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q543460 Arquitetura

“No que diz respeito ao urbanismo, é possível identificar, pelo menos, dois modelos: o progressista e o culturalista.No modelo progressista, o espaço urbano é traçado conforme uma análise das funções humanas. Uma classificação rigorosa instala em locais distintos o habitat, o trabalho, a cultura e o lazer. Os edifícios são, exatamente como os conjuntos urbanos, protótipos definidos de uma vez por todas. No modelo culturalista, a cidade é concebida como um organismo. Enquanto fenômeno cultural, ela deve formar um contraste com a natureza, cujo estado mais selvagem tenta-se conservar. As dimensões da cidade devem ser modestas e as construções diferentes umas das outras, específicas.”

CHOAY, Françoise. O urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 1997.

São representantes legítimos dos modelos progressista e culturalista, respectivamente, os urbanistas

Alternativas
Q543458 Arquitetura

“É possível identificar, no processo de produção do espaço, um tipo de espaço descontínuo e segmentado, caracterizado por propriedades mais abstratas, topológicas, de certa forma. Dessas propriedades, parecem essenciais: o predomínio das relações horizontais (polo-polo) sobre as relações verticais (poloshinterlândia) e o caráter de estrutura não piramidal das relações.”

VELTZ, Pierre. Mundialización, ciudades y territórios. Barcelona: Ariel, 1999.

O tipo de espaço caracterizado acima é adequadamente conceituado como

Alternativas
Q543457 Arquitetura
Texto I

“A ação é o próprio do homem. As ações resultam de necessidades, naturais ou criadas. Essas necessidades materiais, imateriais, econômicas, sociais, culturais, morais e afetivas é que conduzem os homens a agir e levam a funções. Essas funções, de uma forma ou de outra, vão desembocar nos objetos (...)."

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 67.

Texto II

“Território como norma significa condicionamento dos usos das técnicas, de seus produtos (os objetos técnicos) e, por extensão, das relações sociais. A cada criação e implementação de objetos técnicos no território, configuram-se demandas por normas de uso e demandas sociais por regulação (...)."

ANTAS Jr., Ricardo. Território e regulação. São Paulo: FAPESP, 2005:39.

Tendo em vista a produção social do espaço, conclui-se que o Texto


Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D