Questões de Concurso Comentadas sobre medicina legal para pc-rj

Foram encontradas 160 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1891802 Medicina Legal
No dia 13/6/2021, no munícipio de Santo Antônio de Pádua – RJ, por ocasião dos festejos de seu padroeiro, houve uma explosão acidental de um artefato explosivo composto exclusivamente por pólvora, que havia sido acionado pela vítima numa região descampada, o que culminou no despedaçamento de parte do seu membro superior direito, bem como em queimaduras extremas diversas, conforme descrição no laudo da necropsia.
Nessa situação hipotética, com base nas lesões descritas pelo perito legista, a autoridade policial deverá afirmar que se trata dos efeitos do blast de nível 
Alternativas
Q1891801 Medicina Legal
Suponha que traficantes tenham submetido uma adolescente a violência sexual, em uma comunidade carente do Rio de Janeiro. Nesse contexto, na perícia de casos de conjunção carnal, para o exame objetivo, de natureza específica, deve ser fornecida a informação de
Alternativas
Q1891800 Medicina Legal
Entre os fenômenos cadavéricos, aquele que pode atingir o feto morto retido do quinto ao nono mês de gravidez no útero materno é chamado de
Alternativas
Q1891799 Medicina Legal
O chamado tumor do parto (caput succedaneum), encontrado em um nascituro, consiste em um dos mais importantes sinais de
Alternativas
Q1891798 Medicina Legal
Um casal de jovens foi encontrado sem vida em cômodo doméstico (banheiro), confinado (com pouca ventilação). Na necropsia, evidenciaram-se, em ambos, a pele e face rosadas, vísceras de cor de cereja, livores carminados, sangue fluido e róseo.
A partir dos achados descritos nessa situação hipotética, é correto afirmar que o tipo de agente químico, a via de exposição e o biomarcador a ser investigado pelo exame complementar são, respectivamente, 
Alternativas
Q1891794 Medicina Legal
No dia 2/1/2022, Juliana compareceu à delegacia de polícia em Paraty – RJ para registrar ocorrência de desaparecimento dos seus pais, Sebastião e Maria Eugênia, por eles terem extrapolado o horário previsto para retorno de um passeio que faziam sozinhos naquele mesmo dia, numa luxuosa embarcação com piscina de água potável. Poucas horas depois do registro, policiais civis daquela unidade receberam a notícia do encontro de um cadáver do sexo feminino às margens de uma das praias da cidade. Feita a perinecroscopia, o perito criminal relatou equimose periorbital, pele anserina, cogumelo de espuma na boca e narinas, assim como a presença de estigmas ungueais nos antebraços. No dia seguinte ao relato do desaparecimento, os policiais civis souberam que pescadores haviam encontrado um cadáver do sexo masculino em alto-mar. Comparecendo ao local, o perito criminal relatou que o cadáver estava em decúbito ventral, com ausência do cogumelo de espuma, sem sinais aparentes de violência e sem sinais de putrefação. Os dois cadáveres foram submetidos a exame necroscópico, necropapiloscópico e a testes laboratoriais específicos, confirmando-se que eram, respectivamente, de Maria Eugênia (cadáver C1) e Sebastião (cadáver C2). Em relação a C1, o perito legista confirmou as lesões descritas pelo perito criminal. Em relação a C2, foi relatada a presença do sinal de Niles, do sinal de Vargas-Alvarado, além de manchas de Paltauf. Quanto à prova das densidades comparadas e ao ponto crioscópico do sangue, foram destacadas alterações na diluição do sangue no hemicoração esquerdo dos dois cadáveres, sendo relatadas hemodiluição/hidremia em C1 e hemoconcentração em C2, com as respectivas características, tais como descritas por Mario Carrara.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1871850 Medicina Legal
A antropologia forense utiliza tabelas que relacionam medidas de partes do corpo para estimar a estatura dos indivíduos.
Em esqueletos completos ou ossos isolados, podem ser utilizadas para tal as medidas dos ossos longos do esqueleto apendicular superior, como:
Alternativas
Q1871849 Medicina Legal
A putrefação é dividida em quatro períodos, sendo o último a esqueletização, no qual há exposição de ossos e dentes. Sua concretização pode durar mais de três anos e com o tempo essas estruturas se tornam mais leves, frágeis e quebradiças.

Com relação aos ossos longos humanos, analise as afirmativas a seguir.
I. O periósteo é formado por uma membrana branca resistente e fibrosa. Nele se fixam ligamentos e tendões.
II. A diáfise corresponde à extremidade de um osso longo.
III. Ossos possuem espaços, ainda que microscópicos, que permitem a passagem de vasos sanguíneos necessários à manutenção da vida das células ósseas.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1871838 Medicina Legal
No exame necroscópico de um cadáver carbonizado, a presença de fuligem nas vias aéreas e nas vias digestivas é indicadora de inalação e deglutição de fumaça, podendo apontar que a morte ocorreu após a exposição ao fogo.
Considerando os órgãos que compõem as vias aéreas e digestivas, o(a):
Alternativas
Q1871833 Medicina Legal
As gônadas, os ovários e os testículos desempenham uma dupla função: a produção de células reprodutoras e a secreção endócrina de hormônios sexuais.
As ovogônias e espermatogônias, quando se dividem para dar origem aos gametas, sofrem:
Alternativas
Q1871831 Medicina Legal
A putrefação, geralmente, tem como primeira manifestação visível a “mancha verde” que se localiza na região inguinoabdominal direita.
Aparece cerca de 20 a 24 horas após a morte e é devida à ação do gás sulfídrico sobre a hemoglobina. Da fossa ilíaca se espalha para o resto do abdome, tórax, pescoço e face.
A “mancha verde” na região inguinoabdominal representa a evidência da decomposição dos tecidos justamente na região que corresponde à(ao): 
Alternativas
Q1871828 Medicina Legal
Entre as quatro técnicas básicas de necropsia, a técnica de Ghon caracteriza-se por conservar a relação existente entre os órgãos, já que esses são retirados em blocos, por sistemas.
Segundo essa técnica, o chamado 3º monobloco da cavidade toracoabdominal é composto por órgãos do sistema urogenital que, no homem, é formado por órgãos como:
Alternativas
Q1871827 Medicina Legal
A rigidez cadavérica (rigor mortis) é o fenômeno decorrente de modificações moleculares teciduais do cadáver. Ela está relacionada à perda do ATP necessário para a movimentação dos filamentos de actina e miosina dos tecidos musculares.
A rigidez cadavérica pode ser observada claramente nos músculos ligados à locomoção, que são classificados como: 
Alternativas
Q1871826 Medicina Legal
Durante o exame interno do cadáver, os pulmões devem ser averiguados em toda a sua extensão, em busca de lesões traumáticas e também de aspectos anatômicos e patológicos associados a eventos não traumáticos, como edema, pneumonia, enfisema e tromboembolismo.
Para isso, deve-se seccionar o hilo pulmonar, que corresponde à(ao):
Alternativas
Q1871820 Medicina Legal
Amostras de unha podem ser usadas em análises toxicológicas para verificar a exposição à cocaína em cadáveres. Isso é possível porque o material das unhas permanece indestrutível por muito tempo, mesmo durante a decomposição do corpo.
Essa grande resistência das unhas deve-se, em parte, ao fato de serem formadas por células mortas, impregnadas por uma proteína insolúvel chamada:
Alternativas
Q1871818 Medicina Legal
A posição anatômica de referência para necropsia está baseada na posição supina, usada para examinar cadáveres humanos durante autópsias.
Nessa posição, o plano sagital pode ser descrito como uma secção:
Alternativas
Q1867343 Medicina Legal
Sobre a rigidez cadavérica, observa-se que os músculos permanecem rígidos até que proteínas musculares sejam desintegradas. (Adaptado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/tanatologia)
Em regra, isso ocorre pela ação de enzimas digestivas liberadas do(s): 
Alternativas
Q1867342 Medicina Legal
A rigidez cadavérica (rigor mortis) consiste num tipo específico de contração muscular do cadáver, que surge dentro de uma a três horas após a morte. Essa contração é resultado da perda da produção de energia pelas células. (Adaptado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/tanatologia)
Os músculos da locomoção que sofrem com a rigidez cadavérica são classificados como: 
Alternativas
Q1867331 Medicina Legal
Acidentes automobilísticos podem causar a movimentação do encéfalo no interior da caixa craniana, levando ao estiramento e rompimento de axônios e vasos sanguíneos cerebrais. O rompimento de axônios pode produzir a morte do indivíduo. Axônio é o(a)
Alternativas
Q1867324 Medicina Legal
Para a identificação de cadáveres em estado de decomposição, recomenda-se a coleta de DNA de duas fontes distintas, como, por exemplo, cartilagem e osso longo, preferencialmente fêmur. No entanto, se não for possível utilizar o fêmur, um outro osso longo dos membros inferiores pode ser investigado. Esse osso pode ser o(a):
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: C
6: E
7: A
8: D
9: C
10: E
11: C
12: C
13: E
14: C
15: D
16: A
17: B
18: D
19: D
20: C