O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Concursos

Foram encontradas 10 questões

Q942958 Princípios, Normas e Atribuições Institucionais

As categorias competência e habilidade são estruturantes na elaboração dos projetos pedagógicos e dos programas de disciplinas nos cursos da UFRN. Apesar do caráter polissêmico dessas categorias, dada as múltiplas interpretações e os vários significados, as propostas pedagógicas devem deixar clara as posturas epistemológica e pedagógica adotadas. Considere as afirmações abaixo sobre essas categorias.


I As habilidades, diferentemente das competências se limitam aos recursos instrumentais, ao saber procedimental à margem dos conhecimentos de algum campo disciplinar.

II O conhecimento do perfil profissional é necessário para a identificação e caracterização das competências gerais da formação profissional.

III A formação e o desenvolvimento de uma competência geral da profissão se dão no contexto de uma disciplina específica do currículo.

IV As habilidades profissionais constituem ações sistematizadas, das quais se tem domínio, e permitem a apropriação e a aplicação dos conteúdos teóricos da atividade profissional.


De acordo com os propósitos de uso dessas categorias para a formação profissional dos estudantes da UFRN, estão corretas as afirmativas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q942957 Princípios, Normas e Atribuições Institucionais

A mensuração do rendimento acadêmico acumulado pode ser realizadA pelo cálculo de vários índices numéricos. No quadro abaixo, está caracterizado um desses índices.


É a média do rendimento acadêmico final, obtido pelo estudante nos componentes curriculares em que obteve êxito, ponderada pela carga horária do discente nesses componentes, conforme procedimento de cálculo definido no Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN.


O índice numérico descrito corresponde

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q942956 Princípios, Normas e Atribuições Institucionais

O estágio é uma atividade acadêmica, definida como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no contexto da atividade profissional, visando à preparação dos estudantes para o trabalho profissional. Durante um encontro de estudantes que devem iniciar o estágio com o técnico em assuntos educacionais de um centro da UFRN, são formuladas as perguntas abaixo.


P1 Quando o professor orienta, coletivamente, um grupo de estudantes que vão realizar atividades de preparação ou práticas para o exercício profissional, o estágio pode ser considerado uma atividade coletiva?

P2 O estágio pode ser desenvolvido sob a forma de atividade de extensão?

P3 O estudante que esteja com programa suspenso pode ser encaminhado para o estágio?

P4 O orientador do estágio pode ser um profissional lotado na unidade de realização do estágio fora da UFRN?


Devem ser respondidas, de forma afirmativa, as perguntas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q942955 Princípios, Normas e Atribuições Institucionais

Toda disciplina integrante de uma estrutura curricular é um instrumento que permite a organização do ensino-aprendizagem e abarca um conjunto de conhecimentos a serem sistematizados na forma de aulas, com uma determinada carga horária semanal. Avalie as afirmações abaixo sobre a disciplina como componente curricular dos cursos de graduação da UFRN.


I Uma disciplina pode ser ministrada por um ou mais docentes.

II As disciplinas a distância, sem exceção, seguem a mesma caracterização das disciplinas presenciais.

III A carga horária das disciplinas, que corresponde ao tempo total de ensino ministrado aos discentes, é sempre múltiplo de 15 (quinze) horas.

IV Em todos os cursos, só é permitida disciplina cuja carga horária se divida em teórica e prática.


Das afirmações, estão corretas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q942954 Princípios, Normas e Atribuições Institucionais

O currículo e sua estrutura são de suma importância para a formação de profissionais em nível de graduação. Em relação à estrutura curricular dos cursos, considere as afirmações abaixo.


I A estrutura curricular da matriz curricular de um curso determina o conteúdo do projeto pedagógico, pautado pelo princípio do ordenamento linear das disciplinas.

II Uma estrutura curricular apresenta, obrigatoriamente, a carga horária máxima e os componentes curriculares a serem integralizados pelo estudante.

III Os componentes curriculares optativos e complementares não se vinculam a um nível específico da estrutura curricular.

IV Os componentes curriculares do tipo disciplina, módulo ou bloco não podem ser incluídos na contabilização da carga horária complementar.


Das afirmações, estão corretas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: C