O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foi encontrada 1 questão

Q911606 Português
Os riscos da democracia
O mau humor do Brasil 

    O que revelou a Pnad Contínua divulgada em 17 de maio? Um formidável desperdício do mais importante fator de produção de qualquer sociedade: quase 28 milhões de trabalhadores subocupados, distribuídos conforme descrito no quadro. (...)



    Trata-se do criminoso desperdício do mais importante fator de produção de qualquer sociedade. Lembremos que esta só pode consumir o que ela mesma produziu. Os cidadãos só podem consumir o que desejam se eles forem alocados à produção desses mesmos bens e serviços através de um sistema de informação gerado pelos "mercados".
    O homem não os inventou. Foram descobertos em tempos imemoriais pelo aumento da produtividade gerada pela divisão do trabalho. A consagração da propriedade privada (que não é um direito natural) e o aperfeiçoamento dos "mercados" pelos economistas ao longo do tempo produziram o que chamamos de "capitalismo". Ele, com todos os seus inconvenientes, foi o mais importante fator do enorme desenvolvimento social e econômico dos últimos três séculos.
    Os fatos são estes. Temos disponível pelo menos 12% da nossa força de trabalho. Se soubermos empregá-la com um aumento da demanda global sem apelar para as despesas públicas, teremos o início da volta do desenvolvimento. (...).

(https://www.cartacapital.com.br/revista/1005/magica-nao-vale - por Delfim Netto — publicado 31/05/2018 00h10, última modificação 29/05/2018 17h40 – Acesso em: 11.5.2018)
Ao final de cada uma das opções, encontra-se, entre parênteses, a palavra/expressão que, CORRETAMENTE, é retomada por aquela marcada, na frase, em:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B