Questões da Prova CS-UFG - 2018 - SANEAGO - GO - Advogado

Foram encontradas 10 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q873475 Português

Leia o Texto 3 para responder à questão.



Em as frestas dos muros desgastados de adobe” (linha 2), há um mecanismo de construção de sentido que dificulta o entendimento da sequência destacada, porque 
Alternativas
Q873474 Português

Leia o Texto 3 para responder à questão.



No enunciado “Uma fatia de bolo pode sim, como diz Proust, conter toda uma infância, uma cidade, um estado e um país” (linha 20) “uma fatia de bolo”, por metonímia, é o mesmo que
Alternativas
Q873473 Português

Leia o Texto 3 para responder à questão.



O enunciado “É evocar frases e sons retidos na argamassa das paredes de taipas” (linha 5), situado no contexto geral do texto, tem o sentido de
Alternativas
Q873472 Português

Leia o Texto 3 para responder à questão.



Predominam no texto as características da composição literária, e os sentidos, em todo o texto, são produzidos por meio do mecanismo da
Alternativas
Q873471 Português

Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


Eu comecei a fazer festa de reggae em 1975, com a minha radiola. Mas onde o reggae começou a se espalhar mesmo foi num sítio chamado Mato Grosso, por trás da Expoema. Ali foi o primeiro sítio que eu foquei. Depois eu toquei num festejo de Nossa Senhora do Bom Parto, que acontece todo ano, dia 2 de fevereiro, num lugar chamado Andiroba; fica antes de Mato Grosso. Foi dali que começou. Aí, eu fui trazendo para os bairros e comecei a fazer festa no Salgueiro (antiga Escola de Samba no Sacavém – não existe mais), na favela (só Samba) fazia festa no Sacavém, também no festejo de Elzita (mãe-de-santo de um terreiro de mina no bairro Sacavém) e trazia aquela multidão do Retiro Natal, Monte Castelo, Liberdade, a turma que já participava das festas que eu fazia...


DA SILVA, Carlos Benedito Rodrigues. Da terra das primaveras à ilha do amor – reggae, lazer e identidade cultural. São Luís: Pitomba, 2016. p. 68.

Considerando-se os tempos verbais empregados no texto, infere-se que a temporalidade da narrativa é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: B