Questões da Prova PUC-PR - 2017 - JUCEPAR - PR - Técnico Administrativo

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q866555 Português
Se saber contar uma história de amor é uma arte, saber viver uma história de amor é igualmente arte maior e rara. Arte igualmente bela, dificílima e necessária. Verdade é que nem sempre essa história é contada na mesa do bar. Possivelmente o mundo, dela não tomará conhecimento. Pouco importa. Os que a viveram, embora não a alardeiem, se comprazem em vivê-la, em lembrá-la ou em ver na representação do amor alheio seu realizado amor.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Ler o mundo. São Paulo: Global, 2011, p. 112.
A forma verbal alardeiem pode ser corretamente substituída, mantendo-se o sentido inicial do texto, por
Alternativas
Q866554 Português
A apresentação de entrevista a seguir é referência para a próxima questão.
Desde 2002, quando ficou conhecido com o filme Madame Satã, Lázaro Ramos costuma ser chamado de "um dos melhores atores de sua geração". Mas já faz tempo que ele é mais do que isso. Astro da série de TV Mister Brau, ele também apresenta o programa de entrevistas Espelho, no Canal Brasil, e é diretor teatral – em junho, lotou o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, com O Topo da Montanha, espetáculo no qual vive Martin Luther King. Depois de publicar três livros infantis, ele lançou o primeiro voltado para o público adulto: Na Minha Pele, em que compartilha reflexões, entre outros temas, sobre racismo. O livro, que está no topo das listas de mais vendidos do país, é um dos temas desta entrevista.
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2017/08/. Acesso em: 12/8/17.
A apresentação de um entrevistado, pelo suporte de publicação, objetivos e público leitor, obedece a algumas características de elaboração textual, identificadas corretamente na alternativa:
Alternativas
Q866552 Português

O trecho da coluna semanal de Contardo Calligaris reproduzido a seguir é referência para a próxima questão.

Domingo, 10 de setembro, em Porto Alegre, o Santander Cultural encerrou a exposição "Queermuseu". O banco se apavorou diante das ameaças de boicote por clientes indignados com algumas das obras expostas – as quais ofenderiam a moral e instigariam pensamentos e atos impuros. 

Uma parte, ao menos, dos protestos veio de pessoas que se declaram "liberais". Mamma mia. Liberal é quem defende, antes de mais nada, a liberdade do indivíduo (limitada apenas pelo Código Penal). Um liberal que não gostasse das obras expostas visitaria outra exposição. Ponto. Pretender boicotar o banco se a exposição não for fechada, essa é a conduta de grupos confessionais ou totalitários (fascistas ou comunistas). 

Folha de S. Paulo, 15/09/17. (excerto).


Ao afirmar que a conduta descrita no texto é tanto de grupos fascistas quanto comunistas, o autor

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C