Questões da Prova FUNDATEC - 2011 - PGE-RS - Procurador do Estado

Foram encontradas 15 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q432513 Português
Considere as seguintes propostas de reescrita abaixo, que unem em um só os dois períodos do seguinte trecho extraído do texto (I. 09 e 11).

Por conta da estupidez desse grupo, deflagrou-se uma nova série de eventos causais. O resultado, 10 anos depois, só se pode descrever em termos de uma tragédia sem fim.

I. Por conta da estupidez desse grupo, deflagrou-se uma nova série de eventos causais cujo resultado, 10 anos depois, só se pode descrever em termos de uma tragédia sem fim.

II. O resultado da nova série de eventos causais deflagrada por conta da estupidez desse grupo, 10 anos depois, só se pode descrever em termos de uma tragédia sem fim.

III. O resultado, 10 anos depois da nova série de eventos causais deflagrada por conta da estupidez desse grupo, só se pode descrever em termos de uma tragédia sem fim.

Quais propostas são gramaticalmente corretas e preservam o sentido original do trecho?
Alternativas
Q432507 Português
Considere as seguintes afirmações sobre a referência de expressões do texto:

I. A expressão um punhado de soldados (I. 13) faz referência aos soldados que violaram os direitos humanos em Abu Ghraib.

II. A expressão Aqueles que, em sua reação, se apresentaram ao mundo como "os inimigos do terrorismo" (I. 13 e 14) faz referência a um punhado de soldados (I. 13).

III. A expressão da queda (I. 16) faz referência à derrota do terrorismo.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q432506 Português
Marcos Rolim utiliza várias expressões que, aplicando-se à reação americana e ocidental, acusam-na de desproporcional, de irracional. Assinale a alternativa abaixo em que a expressão NÃO se aplica à reação americana.
Alternativas
Q432505 Português
Assinale a alternativa que apresenta idéias que se podem depreender do conteúdo do texto.
Alternativas
Q432502 Português
Considere as propostas de reescrita do trecho abaixo, extraído e adaptado do segmento entre as linhas 24 e 26, com conversão do discurso direto para o indireto:

Agora serviu a alusão para Rita replicar:
- Se eu sou isso, por que é que você prefere viver com estranhos?
- Não vou viver com ninguém. Viverei com o Catete, o largo do Machado...


I. Agora serviu a alusão para Rita replicar que, se ela era isso, porque era que ele preferiria viver com estranhos. Aires respondeu que não ia viver com ninguém, que viveria com o Catete, o largo do Machado...

II. Agora serviu a alusão para Rita replicar que, se ela era aquilo, por que era que ele preferia viver com estranhos. Aires respondeu que não ia viver com ninguém, que viveria com o Catete, o largo do Machado...

III. Agora serviu a alusão para Rita replicar que, se ela fosse aquilo, por que é que ele preferiria viver com estranhos. Aires respondeu que não vivia com ninguém, que vivia com o Catete, o largo do Machado...

Quais das propostas são conversões corretas do trecho?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: E
5: B