O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Aproveite a promoção do trabalhador estudando para ingressar na profissão que sempre sonhou. Assine agora com 20% de desconto

Questões de Concursos

Foram encontradas 9 questões

Q346638 Português
A alternativa em que a reescrita NÃO implica mudança drástica na delimitação do significado do termo acompanhado pelo artigo é :

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q346635 Português
É uma inferência CORRETA e que pode ser feita diretamente a partir do disposto no texto:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q346633 Português
Leia as assertivas apresentadas abaixo.

I. Toda gramática é revolucionária, pois tem como objetivo representar, da melhor maneira, a complexidade da fala da sociedade segundo as regras da modalidade escrita.

II. Fenômenos como a comunicação através de meios eletrônicos frequentemente subvertem as regras orto- gráficas consuetudinárias.

III. Os gramáticos portugueses usam uma orientação gramatical diferente daquela encontrada no Brasil, haja vista o fato de que a língua nacional é o brasileiro.

É CORRETO afirmar que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q346632 Português
Apresentam-se, abaixo, segmentos do texto acompanhados de afirmativas ligadas ao tema principal nele tratado.

I. “Em qualquer época, contudo, a ortografia corresponde a uma tentativa imperfeita de registro escrito de um sistema essencialmente dinâmico e complexo: a língua exercida por uma comunidade, caracterizada por seus dialetos e pelos traços sociais de seus falantes.” [linhas 15-18] i. A partir do momento em que passa a ter ortografia oficial, uma língua passa a contar com um conjunto de regras que não apenas permitem seu registro para além da oralidade, como também lhe conferem estabil i- dade e prestígio.

II. “É interessante observar que, antes da publicação dessa obra exordial, a língua portuguesa era escrita segundo ortografias de orientação especialmente latinizante, a exemplo do que também se praticava em quase todos os demais vernáculos que já se haviam diferenciado no mundo neolatino.” [linhas 7-10] ii. A profusão de obras de cunho gramatical dedicadas ao português nos últimos séculos indica a busca in- cessante de descrição da estrutura e do funcionamento da língua, bem como a necessidade de fixação de normas gramaticais mais cultas.

III. “Em sua essência, o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 2009, pouco apresenta de efeti- vamente novo em relação ao disposto no encontro multinacional de países falantes da língua portuguesa ocorrido em 1990.” [linhas 33-35] iii. Os portugueses têm defendido, através de movimentos populares e de debates acadêmicos bastante in- flamados, uma posição conservadora e abertamente contrária à adoção dos termos do Acordo de 2009, por eles considerado ineficaz para sanar os problemas ortográficos existentes.

Nos pares (I, i), (II, ii) e (III, iii), as afirmativas (i, ii, iii), se corretas,

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q346631 Português
As alternativas seguintes destacam trechos do texto que foram reescritos apenas deslocando-se termos ou expressões. Assinale aquela na qual essa alteração sintática também implica uma mudança de significado.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: A